Começam as inscrições para o SiSU 2024: saiba como participar

O Sistema de Seleção Unificada é aberto aos candidatos que fizeram o Enem 2023

0
86

Tiveram início neste dia 22.01, seguindo até quinta-feira (25), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior que zero podem se inscrever gratuitamente no site. O resultado está previsto para o dia 30 de Janeiro.

O sistema de inscrição do Sisu é vinculado ao sistema Gov.Br com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais oferecidos pelo governo federal. Uma vez ‘logado’, o sistema acessa as notas do Enem válidas para o processo seletivo.

O candidato deverá preencher um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e escolher até duas opções de curso. Caso não seja selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição, ainda é possível disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu, que vai do período de 30 de janeiro a 7 de Fevereiro. As matrículas dos aprovados serão realizadas de 1º a 7 de Fevereiro.

Os candidatos devem ficar alertas, pois, nesta edição, o Sisu será um pouco diferente, apenas com uma edição das vagas a serem distribuídas tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre.

Outra característica que deve ser observada é a nota de corte no Sisu. Neste caso, as universidades dão peso dois ou três para a nota de redação. Outras universidades podem estabelecer uma média mínima e uma nota mínima em uma disciplina para que um candidato conquiste a vaga. Um curso de Engenharia, por exemplo, pode exigir que a média mínima seja de 400 pontos e que o candidato tire pelo menos 500 em Matemática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui