Professor aponta as tendências do mercado para a área de Enfermagem nos próximos anos 

Versatilidade de uma profissão com alta demanda de mercado de trabalho

0
64

Cuidados personalizados, uso de novas tecnologias, gestão eficiente, estética, atenção à saúde específica de gênero e ao envelhecimento populacional. Esses são temas que hoje ganham destaque na área da saúde, como tendências e desafios que irão gerar demandas e ampliar o mercado de trabalho para os profissionais da Enfermagem, tornando-a uma escolha promissora para o futuro.

A avaliação é do coordenador dos cursos de Saúde da Faculdade Santa Teresa (FST), Daniel Fagundes. Segundo ele, o panorama da saúde global coloca em evidência a importância do papel do profissional de saúde, em níveis sem precedentes. “Em um mundo marcado por eventos imprevisíveis, como a recente pandemia, a necessidade de profissionais de saúde qualificados tornou-se ainda mais evidente. A Enfermagem, como disciplina vital no cuidado e promoção da saúde, desempenha papel fundamental na resposta a crises sanitárias, na prevenção de doenças e na assistência direta aos pacientes”, destaca.

Para Daniel Fagundes, a opção pela profissão de Enfermagem é uma decisão de profundo impacto e significa preparar-se para lidar com tecnologias emergentes, incorporando-as de maneira eficaz no cotidiano profissional, para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e personalizado no cuidado ao paciente.

Implica, ainda, diz ele, estar imerso em uma formação acadêmica que promova valores como empatia, ética e habilidade para trabalhar em equipe. “A humanização do cuidado é prioritária, e os enfermeiros são treinados não apenas para lidar com as necessidades físicas, mas também para atender às demandas emocionais e psicossociais dos pacientes”, exemplifica.

Na avaliação do coordenador, o profissional de Enfermagem deve apresentar características que reflitam as transformações sociais com ênfase em humanização do cuidado, educação continuada, colaboração interprofissional, abordagem preventiva e sustentabilidade ambiental. “Deve ser um profissional altamente adaptável e tecnicamente competente, destacando-se por suas habilidades avançadas em tecnologia de saúde, liderança e gestão eficazes”, enumera. 

O coordenador dá, ainda, dicas de frentes no mercado de trabalho que se destacam, não apenas pela sua atual relevância, mas também pela projeção de demanda futura. São elas: 

Home Care – Emerge como uma área altamente promissora, por oferecer serviços de saúde no ambiente doméstico, com uma abordagem mais humanizada e centrada no paciente.

Gestão em Saúde – Enfermeiros com habilidades administrativas são essenciais para gerenciar recursos e processos, melhorar a eficiência operacional, ao liderar e coordenar equipes e garantir a qualidade dos serviços. É uma área estratégica e em constante expansão.

Enfermagem Estética – Impulsionado pela busca por procedimentos seguros e qualificados, esse setor está aberto para enfermeiros especializados, que possam atender a demanda por cuidados estéticos com regulamentação.

Saúde da Mulher – Abrange desde o acompanhamento durante a gestação até a menopausa. Essa área tende a crescer, demandando enfermeiros qualificados para oferecer assistência especializada e personalizada.

Enfermagem em Tecnologia – Os enfermeiros nessa área são especialistas em avaliação, seleção, implementação e gerenciamento de tecnologias em ambientes de saúde. Trabalham para garantir que as tecnologias sejam seguras, eficazes e apropriadas para as necessidades dos pacientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui