Fazer audiovisual a partir da periferia de Manaus é um dos objetivos do projeto Perifacine, promovido pela produtora cultural Pedra de Fogo. A iniciativa oferece oficinas gratuitas de direção de produção audiovisual para 20 artistas que residem nas periferias da capital e desejam utilizar o audiovisual como ferramenta de trabalho, ampliando sua visibilidade no mercado cultural.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro, através desse link. As oficinas do Perifacine acontecem nos dias 19, 21 e 23 de fevereiro de 2024, em duas turmas, para os horários: 13h30 às 16h30 e de 16h30 às 19h30, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignolia, localizado na Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
As oficinas serão ministradas pela produtora Isis de Manaus, que também é a idealizadora da atividade. “O Perifacine tem o intuito de facilitar o acesso ao audiovisual para artistas iniciantes e pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de aprender num curso, uma oficina e fazer uma democratização de conhecimento”, explica.
O projeto também busca criar novas conexões com outros artistas e profissionais do setor, proporcionando uma rede de contatos e possibilidades de trabalho para o público-alvo. Cada atividade oferece carga horária de nove horas, distribuídas em três aulas de três horas. O resultado final das inscrições será divulgado no perfil do instagram da produtora Pedra de Fogo Produções
Cronograma
A metodologia aplicada em três encontros semanais (segundas, quartas e sextas), com duração de três horas cada, divididos em duas turmas de até 10 participantes. Os temas abordados são: Introdução à Direção de Produção Audiovisual; Gerenciamento de Documentação, Equipes e Logística; Gerenciamento de Orçamento e Financiamento de Projetos Audiovisuais.
Na última aula, serão escolhidos dois alunos de cada turma para integrarem a equipe de produção de dois episódios do web programa Música do Norte, sob a supervisão da instrutora, a fim de proporcionar a experiência prática da oficina, além disso os quatro selecionados ganharão uma bolsa de R$300. O programa “Música do Norte” é produzido, desde 2020, pela produtora Pedra de Fogo.
O projeto Perifacine foi contemplado pelo edital Programa Manaus Faz Cultura 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.