Grupo Atem é destaque no maior evento de Petróleo e Gás do Amazonas

Importância da marca para o desenvolvimento do estado foi ressaltada em palestras sobre desafios e oportunidades do setor

0
55

O Grupo Atem foi destaque na Conferência Amazonas Óleo, Gás e Energia 2024, onde ressaltou investimentos e projetos realizados no Amazonas e a meta de expansão comercial na Região Norte. Realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, nos dias 7 e 8 de março, o evento é o maior do segmento no estado e reuniu autoridades, empresários e especialistas de todas as regiões do País. 

O diretor-executivo da Atem Distribuidora, Guilherme Santana, palestrou sobre desafios e oportunidades para a distribuição de combustíveis  no Amazonas. Santana destacou que a empresa tem o DNA amazonense e está presente em todos os municípios, inclusive nas comunidades mais distantes. 
“Se você for em qualquer cidade do interior, você vai ter o posto Atem ou a energia elétrica gerada lá, provavelmente com o combustível da Atem, porque atendemos mais de 90% das usinas. Nosso trabalho é colocar o produto na hora certa, sem quebra de fornecimento, superando toda a dificuldade logística amazônica e garantindo que as escolas e os hospitais funcionem normalmente, que o comércio funcione, enfim, que a economia gire e gere riquezas para o nosso povo.”

Hoje, a Atem movimenta 2,2 bilhões de litros por ano e tem a meta de, em 2024, alcançar mais de 2,5 bilhões de litros. A capacidade total de movimentação é de 9 bilhões de litros por ano. O terminal de uso privado da distribuidora é capaz de receber grandes navios, com capacidade para até 60 milhões de litros. 

Santana relembrou a força-tarefa montada para garantir a distribuição de combustíveis em 2023, durante a maior seca dos rios registrada no Amazonas. E do compromisso assumido pelo grupo para possibilitar que os combustíveis chegassem de forma contínua em todas as cidades.

Metas e projetos

Considerado o maior evento do segmento no Amazonas, a Conferência Óleo, Gás e Energia foi realizada pelo Governo do Estado e Sebrae, com patrocínio da Atem e outras empresas do setor. Reunindo autoridades políticas, empresários e especialistas, a conferência também trouxe rodadas de negócios. Para a Atem, além de estreitar laços com fornecedores locais, foi a oportunidade de destacar seu portfólio de projetos e as metas de investimento para os próximos anos.

Conforme Santana, o grupo empresarial executou investimentos robustos que incluem melhorias nas unidades a expansão do mercado de distribuição na região Norte, com a recente inauguração da base de Belém, equipada com um terminal de uso privado que vai aumentar a capacidade da capital paraense de receber navios de grande porte. 

“Estamos trabalhando para um crescimento exponencial em 2024, que vai colocar a Atem em um novo patamar. O Grupo Atem vem efetivamente otimizando o seu portfólio e, principalmente, garantindo a segurança energética do Amazonas”, disse.

Entre os diversos projetos realizados pela Atem, com prioridade para a preservação ambiental e o desenvolvimento social, estão os projetos “Orla Limpa” e o investimento de mais de R$ 47 milhões em neutralização de carbono. A empresa também investe em parcerias para projetos na área científica para monitoramento da qualidade da água, além de iniciativas educacionais em parceria com outras entidades.

O líder técnico em sistemas embarcados da Atem, Márcio Alencar, também palestrou no evento, com o tema “Tecnologia e Inovação nos segmentos de Óleo, Gás e Energia. 

“As peculiaridades da Amazônia, como a cheia e a vazante dos rios, dificultam, a oferta de produto em áreas remotas. Sabendo disso, nós utilizamos muita tecnologia, análise de dados e inteligência artificial para fazer previsão de estoque, antecipar demandas e com isso não deixar faltar combustível, especialmente nas cidades isoladas”, explicou Alencar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui