Dia a dia com a arte de Rui Machado

A GH Comunicação Gráfica de Brasília lançou um calendário com as pinturas de Rui Machado, artista plástico, poeta e compositor amazonense

0
65

batizei de “RITOS”, várias visões pessoais de diferentes situações da realidade amazônica, e de todos os povos originários, sejam de cunho politico social ou cultural.

um quadro além de ser um elemento figurativo, quando acompanhado de uma dose de instigação e inquietação, por parte do artista, faz com que quem o observe, reflita sobre suas ações e de todo o entorno em que vive.

Rui Machado – artista plástico / poeta / compositor

Mais uma vez a GH Comunicação Gráfica, uma das maiores empresas do ramo em Brasília, decide fazer calendário com as pinturas de Rui Machado, artista plástico, poeta e compositor amazonense. A proprietária da empresa Samara Hanna, depois de conhecer a arte de Rui Machado, resolveu que seriam perfeitas para o seu trabalho.

Então em 2013 foi feito o primeiro calendário  com as obras da série “Herança”, de sua exposição realizada na Galeria do ICBEU, em Manaus, no ano de 2011

Já no ano de 2020 a GH Comunicação Gráfica, pela segunda vez utiliza a arte de Rui Machado em seu calendário. Para a execução do mesmo foram  utilizadas imagens de suas obras de duas exposições, “Pachamama” e “Amazônia: Arte & Fatos”. O calendário recebeu o nome de “Amazônia 2020”.

Com a grande aceitação por parte de seus clientes em relação aos calendários e também a repercussão que teve, Samara Hanna decidiu por fazer novamente, agora pela terceira vez, o trabalho utilizando imagens das obras de Machado,  recebendo o nome de “Ritos”, assim nascendo mais uma parceria entre o artista e a gráfica. Para execução do trabalho Rui Machado enviou imagens dos 70 quadros de sua exposição realizada em 2023 também na Galeria do ICBEU, em Manaus. 

Todas as fotos foram feitas pelo fotógrafo búlgaro Roumen Koynov, ficando a cargo da empresa selecionar as imagens que seriam utilizadas, sem interferência do artista. Vale ressaltar também que toda essa produção  foi o resultado de trabalho dos últimos 4 anos (2020, 2021, 2022 e 2023).

Para Rui Machado a pintura foi a sua grande aliada para atravessar  todo um período sombrio que a humanidade viveu com a pandemia. A incerteza do amanhã e os medos do desconhecido lhe fizeram acelerar essa produção.

Machado diz ainda: As aflições do isolamento mostrou a todos que o certo é incerto e a certeza é apenas o agora.  Minhas inspirações continuam as mesmas desde o começo da minha trajetória. É preciso amor, comprometimento e acreditar no que se faz. Além da arte de Rui Machado, no calendário  tem foto do artista com informações e texto assinado por ele. Os mesmos estão sendo distribuídos para os clientes da gráfica por todo o Brasil, portanto não estão sendo comercializados.

Rui Machado diz ser um enorme prazer poder fazer parte do dia a dia das pessoas através da sua arte em Manaus, pelo Brasil afora e até mesmo no exterior.

A brilhante iniciativa da empresa e de sua proprietária  demonstram respeito e admiração pelo trabalho do artista e com a mensagem que o mesmo transmite através de suas pinturas, já que a grande maioria é uma denúncia e instigação em defesa da Amazônia e de tudo que nela existe.

Como no Brasil costuma-se dizer que o ano só começa após o carnaval, é depois dele que os dias de 2024 terão o colorido de Rui Machado.

Para concluir o artista diz estar muito feliz com o resultado do calendário e aproveita para agradecer a GH Comunicação Gráfica e a Samara Hanna pelo respeito e valorização para com o que ele faz.

Enfim, ainda sobre o que ele produz diz ele: é preciso mais coerência e comprometimento nos nossos atos e atitudes pois só assim construiremos um mundo melhor. Não adianta narrativas sem consistência.

CRÉDITO DAS FOTOS

Foto do artista: Alex Pazuello

Foto dos quadros: Roumen Koynov

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui