Taboa Peixaria aposta em novo modelo de negócio para atender clientes de toda Manaus

Também conhecido como dark kitchen, o formato recria uma nova cozinha num ponto estratégico da cidade

0
85

Negócio da gastronomia regional amazônica em plena expansão, o restaurante de cozinha regional Taboa Peixaria vai alçar novos voos a partir de março, com a adesão de um novo modelo de negócio que tem sido sucesso entre as principais capitais gastronômicas do país.

Também conhecido como dark kitchen, o formato recria uma nova cozinha num ponto estratégico da cidade. A empresária Nayara Marinho apostou na contratação de mais cinco funcionários e um novo contrato de aluguel da cozinha somente para delivery localizada no bairro Adrianópolis, zona Centro Sul de Manaus.

O consultor empresarial Carlos Oshiro ressalta a importância do mercado de dark kitchen, especialmente para ocupação de espaços ociosos. “O custo fixo de uma empresa já existia até com restaurantes com salão aberto, mas com o advento das redes sociais isso permitiu que o empresário tivesse mais visibilidade da sua marca e um alcance de venda dos produtos ainda maior”, explica.

Oshiro destaca o surgimento de novos empreendimentos nesse ramo das ‘cozinhas escondidas’. “Vários restaurantes conseguem otimizar seu negócio numa cozinha, outra facilidade é que recentemente, também tem aparecido condomínios de dark kitchens, ao invés de lojas ou escritórios”, acrescenta.

O Taboa Peixeira é um restaurante fruto da pandemia, surgido há pouco mais de três anos. Na época, no mesmo local, funcionava uma churrascaria. “A pausa na pandemia nos fez reformular o modelo de negócio. Tive uma ajuda fundamental do Sebrae para trazer um novo conceito apostando na gastronomia amazônica com comida afetiva, com receitas simples e oriundas de vários municípios da região da Norte”, acrescenta Nayara.

Com a cara e a coragem, ela uniu as forças com as antigas funcionárias para retomarem as atividades do restaurante. “E deu certo, no primeiro mês, já deu para quitar o aluguel atrasado de uma, outra fez um rancho reforçado para a família e assim seguimos nosso projeto”, lembra.

Conceito

O ‘Taboa’ é um dos raros restaurantes amazonenses que apostam num conceito sazonal para o cardápio. A primeira temporada foi uma homenagem ao ‘Seu Maumau’, apelido de Maurício, pai de Nayara e cozinheiro de mão cheia. Uma de suas especialidades, a Caldeirada Tapajós, se inspira na região do Rio Tapajós e reúne num caldo: tucupí, jambu e tambaqui. Infalível! “A caldeirada de tambaqui do meu pai é um dos pratos que eu mais sentia falta quando morei fora do Brasil. E para resgatar essa memória afetiva da comida caseira, fizemos o primeiro cardápio, intitulado ‘Pai’. Já estamos na terceira temporada mas essa caldeirada ainda está no nosso cardápio até hoje”, acrescenta.

‘É Dela’, é o título da segunda temporada do cardápio, marcado pela característica inicial do restaurante: a potência da mulher amazônica. As influencias gastronômicas com receitas originais de diversos cantos do Norte.

Nayara acredita que as melhores receitas surgem a partir das experiências de cada um, e para dar ainda mais fusão à equipe, a terceira temporada do restaurante ganhou o nome de ‘Caboquinhos da Terra’, “Nossa equipe tomou conta da criação do cardápio e fomos adaptando costumes de outras cidades. Nosso time tem gente de Óbidos no Pará, Itacoatiara, Santa Isabel do Rio Negro, Anori, Anamã, essa diversidade tem sido nosso maior diferencial”, defende.

Atualmente o Taboa Peixaria está na quarta temporada, intitulada Raízes e tem a intenção de reativar receitas antigas e valorizar tubérculos da região. “Raízes” já deu ao restaurante, o título de terceiro lugar no concurso Bar em Bar 2023 com o prato “Capitão de Batata Doce – bolinho de batata doce temperado com pirarucu seco e servido com maionese de gengibre”.

O Taboa funciona de quarta a domingo e feriados, disponível pela Ifood ou com na zona Sul, com uma vista de frente para o rio, localizado na rua Vista Alegre, 60 – Educandos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui