Pilates e Yoga se aliam na busca de corpo e mente saudáveis

A Fórmula Academia Ponta Negra oferece diversas alternativas de esportes em aulas que podem se adaptar às condições de cada aluno

0
65

Quem nunca ouviu a expressão mente sã, corpo são? A expressão, atribuída ao poeta romano Juvenal, na obra Sátira X, seria a resposta do autor à pergunta sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida. Em outras palavras, significa manter o equilíbrio entre o corpo e a mente para ter qualidade de vida e, até mesmo, a felicidade.

Para quem busca esse equilíbrio, duas atividades se ajustam como luvas: o Yoga e o Pilates. Desde suas origens, as duas atividades comungam pela busca desses objetivos.

“A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade”, teria expressado Joseph Pilates, criador do método, um programa de exercícios completo que trabalha corpo e mente simultaneamente. Já o Yoga é uma pratica milenar, sustentada em princípios do que deve ser evitado e o que deve ser praticado.

“O Yoga nos propõe uma forma de agir no mundo que nos levará a um estado de equilíbrio físico e mental”, diz Marla, professora de Yoga da Fórmula Academia. “Para a saúde mental, o Yoga recomenda uma boa conduta diante da vida através de nossas ações conscientes no mundo”, indica.

Ela aponta como principais benefícios a tonificação e alongamento dos músculos, ativação do metabolismo, desintoxicação do corpo, auxílio na perda de sobrepeso, melhora na digestão e funcionamento do intestino, na qualidade do sono, da qualidade de respiração e aumento da imunidade, além dos benefícios à saúde mental, como o combate à depressão, clareza mental e equilíbrio emocional.

“O Pilates trabalha seis princípios que são a força, a flexibilidade, a resistência, o equilíbrio, a mobilidade e a respiração, além do controle do corpo”, explica Hercules Lima, professor de Pilates.

As duas atividades são acessíveis a qualquer pessoa. No caso do Pilates, o único impedimento é quando a pessoa não consegue sentar no chão, pois as aulas são praticadas no solo. “As aulas podem ser adaptadas de acordo com o aluno e suas condições”, explica.

O tapete é onde se realiza o Yoga, que pode ser praticado por qualquer pessoa. “Existem práticas mais ativas, intensas e dinâmicas e outras mais restaurativas, relaxantes e meditativas. O importante é encontrar a modalidade que seja adequada a cada pessoa”, diz Marla. “E temos aulas para níveis iniciantes, intermediários e avançados”, completa.

A Fórmula Academia funciona no Shopping Ponta Negra. Para mais informações sobre as aulas de Yoga, Pilates e outras modalidades, os interessados podem entrar em contato no @formulapontanegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui