O secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, Marcellus Campêlo, lançou, na noite de terça-feira (20), o livro de sua autoria “Cidades que temos, Cidades que queremos – Ideias e Soluções para um Futuro Melhor”.
O evento, realizado no Salão Solimões, do Palácio Rio Negro, reuniu grande público, com a participação de autoridades políticas, imprensa, especialistas em áreas como saneamento, além de amigos e familiares.
Participaram do evento o vice-governador do estado, Tadeu de Souza, os secretários de Governo Sérgio Litaiff Filho e de Cultura e Economia Criativa Marcos Apolo, o diretor presidente da Cosama, Armando do Valle, o diretor geral de Estratégia do BID Invest, Gabriel Azevedo, o diretor de ESG e Engajamento do BID Invest, Leonardo Mazzei, a deputada estadual Alessandra Campêlo, entre outros.
O livro, uma coletânea de 70 artigos escritos por Campêlo e publicados em veículos da imprensa da região Norte, traz reflexões sobre temas atuais e relevantes para o funcionamento das cidades, como política de desenvolvimento humano, marco legal do saneamento, sustentabilidade saneamento, entre outros assuntos.
Os textos destacam, também, as experiências exitosas de projetos e programas que vêm sendo realizados pelo Governo do Estado através da UGPE. É o caso dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), de Saneamento Integrado (Prosai) e o Ilumina+ Amazonas.
Marcellus ressalta que os artigos foram escritos a partir do olhar profissional dele e das experiências dos projetos executados na UGPE. “É um conteúdo técnico, mas escrito de uma maneira leve e de fácil compreensão para o leitor. Temos muitos resultados positivos nos projetos, que podem servir de referência e quem sabe até replicados em outras cidades”, destaca.
De acordo com o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, que na ocasião representou o governador Wilson Lima, Marcellus Campêlo conseguiu, de forma muito didática, fazer com que o leitor tenha interesse sobre temas relevantes, mas que nem sempre estão no centro dos debates da população.
Além disso, disse ele, Campêlo demonstra em palavras os resultados dos projetos que vêm sendo construídos e desenvolvidos pelo Governo do Estado. “É uma honra representar o governador Wilson Lima em um momento tão especial da carreira e biografia do Marcellus”, afirmou.
Segundo Leonardo Mazzei, diretor de ESG e Engajamento do BID Invest, instituição do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o livro traz debates importantes para a agenda de desenvolvimento da região. “Marcellus está de parabéns por demonstrar em palavras o impacto positivo que os projetos causam na vida das pessoas a longo prazo. Os programas desenvolvidos e que estão evidenciados no livro servem como exemplos para muitas outras iniciativas”, enfatizou.
Para o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Marcos Apolo, que assinou a apresentação do livro, é uma honra ter contribuído com a obra, que reúne de forma brilhante observações de temas tão importantes para as cidades. “São textos que provocam o leitor a pensar sobre o que deseja para o futuro da cidade em que vive. Parabenizo o Marcellus por nos presentear com esse livro, que serve também de referência para o futuro e para o desenvolvimento do estado”, disse.
Onde adquirir – O livro “Cidades que temos, Cidades que queremos – Ideias e Soluções para um Futuro Melhor” conta com 222 páginas, foi editado pela Valer e pela Três Comunicação e Marketing. A obra já está disponível pelo site www.editoravaler.com.br e pela Amazon.
Sobre o autor – Marcellus Campêlo é engenheiro civil, especialista em saneamento básico. Tem 53 anos, é natural de Manaus-AM e está, desde 2019, na direção da UGPE. No ano passado, ocupou também o posto de secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Foi coordenador executivo da UGPE, no período entre 2015 e 2017. De 2010 a 2012, Marcellus Campêlo presidiu a Comissão Geral de Licitação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), da Prefeitura de Manaus. Foi secretário executivo da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), de 2019 a 2020, e secretário de Saúde do Amazonas, de 2020 a 2021.