Governo do Amazonas moderniza iluminação pública de Canutama

Foram implantadas luminárias de LED em 849 pontos de iluminação, na sede do município e na comunidade Belo Monte

0
31

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas modernizou o sistema de iluminação pública de Canutama (a 864 quilômetros de Manaus). Foram implantados 665 pontos de iluminação de LED na sede do município e outros 184 na comunidade rural Belo Monte, beneficiando cerca de 15 mil pessoas, no total.

A ação faz parte do Programa Ilumina+ Amazonas, por meio do qual as lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, tradicionalmente usadas nas cidades do interior, estão sendo substituídas por modernas luminárias de LED, que são mais econômicas, mais eficientes e ambientalmente sustentáveis.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, a meta do Governo do Amazonas é estar, até a COP 30, que acontece em novembro de 2025, com a tecnologia de LED implantada na iluminação pública em todos os municípios do interior. “O LED proporciona uma luminosidade superior e consegue reduzir em até 60% os custos com energia elétrica. Adicionalmente, seu uso auxilia na mitigação das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Essa iniciativa representa um avanço significativo rumo à preservação ambiental,” afirmou.

Os trabalhos em Canutama foram concluídos no dia 07 de março, antes da data prevista, que era entre 11 a 20. A antecipação se deve à rápida execução em Pauini, que recebeu os serviços antes de Canutama. O Programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 36 municípios e 53 comunidades rurais e indígenas. Já são 62.904 pontos com iluminação pública de LED no interior.

Seguindo a programação de instalação, o próximo município atendido será Guajará, onde, a partir de terça-feira (19/03), serão substituídos 1.396 pontos de iluminação na sede do município. Em seguida, Ipixuna receberá 1.361 pontos de iluminação, sendo 1.216 na sede, 120 na comunidade Pernambuco, 14 em Polo Car e 11 em Poeira. Também já foi autorizada a instalação de LED em Careiro Castanho.

Fotos:Tiago Corrêa / UGPE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui