Fãs de churrasco, brasileiros acompanham tendência pelas carnes maturadas a seco, as chamadas Dry Aged

Nos últimos anos, a exigência da clientela brasileira por mais qualidade e sabores específicos colocou a Dry Aged como tendência de consumo de alimentos in natura.

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Que brasileiro é fã de churrasco, já é uma verdade incontestável. Não é uma simples comida, é uma experiência que, quase sempre, inclui encontro com amigos, música e bebidas, uma verdadeira festa. Churrasqueiro que se preza, leva o assunto a sério, desde a escolha dos utensílios, os métodos que vai utilizar e, principalmente, a seleção das carnes.

A gourmetização do churrasco também está levando o brasileiro a buscar inovações na hora de fazer essa escolha.  As carnes maturadas têm a preferência de uma boa parcela dos churrasqueiros e, destaca-se, nos últimos anos, a expansão das maturadas a seco, a Dry Aged.

Essa técnica de maturação não é nova e é praticada em países que têm cultura de churrasco e preparo de carnes, como os Estados Unidos, Austrália e Argentina. Nos últimos anos, a exigência da clientela brasileira por mais qualidade e sabores específicos colocou a Dry Aged como tendência de consumo de alimentos in natura.

“O processo de Dry Aged valoriza o sabor e a textura da carne, tornando-a mais macia, concentrando o sabor de uma forma amanteigada, além de equilibrar o percentual de gordura. Quanto mais tempo a carne passar pelo processo, ela ganha também um sabor amendoado”, explica Fabiana Cavalcante, coordenadora de Marketing do Pátio Gourmet, rede que oferece um exclusivo e diferenciado serviço de Dry Aged.

“A Dry Aged pode ser preparada para consumo da forma que pessoa preferir: na frigideira, grelhada na churrasqueira, tudo depende do corte escolhido”, explica Fabiana Cavalcante. 

Para entender melhor, esse processo de maturação passa pela exposição da carne à temperatura controlada, com ventilação constante e umidade acompanhada, provocando a desidratação do produto e aumentando a concentração do sabor do alimento. Com isso, forma-se uma capa preta e seca por fora e, por dentro, a peça se mantém fresca e viva.

O Pátio Gourmet trabalha com carnes da 1953, marca que tem em seu portfólio cortes nobres de bois de raças campeãs, como o angus. Para levar para casa essa carne exclusiva, o cliente compra o seu corte favorito, escolhe o período de maturação, que varia de 30 a 90 dias, e a equipe do supermercado faz o resto. A Dry Aged pode ser encomendada na unidade do Pátio Gourmet, da avenida Láctea, conjunto Morada do Sol.

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