Calouros da primeira turma de Medicina da Faculdade Santa Teresa serão recepcionados em Aula Magna sobre o futuro da profissão

O evento será realizado nesta quarta-feira (20), no auditório da FST, com palestra do professor e médico Marco Lourenço Silva

0
62

A Faculdade Santa Teresa (FST) vai promover, nesta quarta-feira (20), a Aula Magna da primeira turma de Medicina da instituição. O evento será às 9h, com palestra do professor e médico Marco Lourenço Silva, abordando o tema “Perspectivas de Futuro na Formação Médica”. Também participa do evento o coordenador do curso, o médico, referência na área de infectologia, Bernardino Albuquerque. A Faculdade Santa Teresa fica na rua Acre, Nº 200, bairro Nossa Senhora Das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.

Médico há 43 anos e professor há mais de 50, Marco Lourenço vai apresentar aos novos alunos a jornada fascinante da profissão, falando sobre os avanços tecnológicos, expectativas para o futuro e as oportunidades de mercado. 

“Sabemos que a jornada do estudante de Medicina é árdua, repleta de desafios e sacrifícios, mas também de crescimento e aprendizado. Essa Aula Magna é um ato de acolhimento com o qual a FST sinaliza aos estudantes que terão o apoio necessário para a realização dos seus sonhos”, observa.

Além do valor do profissional, Marco Lourenço também vai abordar assuntos como remunerações, avanços tecnológicos e judicialização da Medicina, entre outras questões. Ele ressalta que os recursos adotados, hoje, a partir dos avanços tecnológicos, com o uso da Telemedicina e até da Inteligência Artificial, têm transformado a maneira de encontrar diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças.

Ser médico, diz ele, é mais do que uma profissão. “É uma vocação, um chamado para servir e cuidar do próximo. É ter empatia, compaixão e dedicação para aliviar o sofrimento e promover o bem-estar daqueles que confiam em nós, em seus momentos mais vulneráveis”, ressalta Lourenço, que é professor das disciplinas de “História da Medicina”, “Ética” e “Bioética”.

Marco Lourenço é graduado em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas. Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. Médico ginecologista e obstetra, especialista em Saúde Pública pela Fiocruz Amazônia e mestre em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará.

Estarão presentes na solenidade, os docentes do curso de Medicina, a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas, Maria das Graças Costa Alecrim, a reitora da Fametro e mantenedora da FST, Maria do Carmo Seffair. Os pais e responsáveis pelos alunos também poderão participar da Aula Magna.

O curso de Medicina da FST foi avaliado com nota máxima 5 pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto pedagógico, conforme explica a diretora geral da faculdade, Amanda Estald, segue a estrutura regulamentada pelo MEC e tem como destaque e diferencial a adoção da metodologia de ensino ativa, em que o aluno tem contato com a prática da profissão, desde o primeiro semestre do curso, para que possa conhecer e acompanhar o dia a dia da profissão que escolheu.

Para mais informações sobre o curso de Medicina e graduações oferecidas na Faculdade Santa Teresa, é só acessar o site www.faculdadesantateresa.edu.br ou pelos telefones  (92) 3090-3020 e 98403-0034.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui