Projeto recebeu incentivo financeiro de até 13,7 mil dólares para alfabetizar ribeirinhos do Amazonas em mídia e jornalismo. Iniciativa é liderada pelo jornalista Cley Medeiros
O Youtube Brasil vai patrocinar um projeto liderado pelo jornalista Cley Medeiros, de Manaus, que busca alfabetizar ribeirinhos do Amazonas em mídia e jornalismo, ajudando essas comunidades a combater a desinformação que afeta suas vidas diárias. O projeto, que foi selecionado juntamente com outras oito iniciativas brasileiras no edital Jogo Limpo 2.0, do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), receberá até 13,7 mil dólares para execução das atividades. Após a conclusão das oficinas, os participantes serão incentivados a construir um jornal comunitário.
As oficinas ocorrerão no segundo semestre de 2023 em um bairro da periferia de Manaus e em uma comunidade do município de Manacapuru. O processo de formação terá duração de dois meses. Tópicos importantes, incluindo como as notícias são construídas, quem as produz, quem financia e quais são os valores éticos por trás delas, serão abordados.
Outra iniciativa selecionada no edital Jogo Limpo 2.0 foi a Amazônia Vox, liderada por Daniel Nardin, do Pará, que criará um banco de dados de contatos de fontes jornalísticas que poderão auxiliar na produção de reportagens na Amazônia.
Além do projeto de Medeiros e Nardin, outros oito projetos de organizações foram selecionados, incluindo o ‘Ampliando a voz da comunidade negra contra a desinformação’ da Alma Preta Jornalismo e Sleeping Giants, e o projeto ‘Pergunta pra Folhinha’ do jornal Folha de São Paulo.
Cley Medeiros é jornalista, editor-assistente da versão digital do Jornal A Crítica e editor de conteúdo do website da Mídia NINJA. Ele foi o primeiro jornalista negro da Amazônia a ser indicado para o programa de intercâmbio do governo dos Estados Unidos da América, o International Visitor Leadership Program, em 2022. Atuou como educador em projetos da Anistia Internacional e Greenpeace. Ele também foi selecionado para o programa de bolsas para repórteres negros do The Intercept e é bolsista do programa de inglês para jornalistas da Embaixada dos EUA no Brasil.
Sobre o Jogo Limpo 2.0
O programa Jogo Limpo é uma iniciativa do International Center For Journalists, com sede em Washington D.C, que conta com apoio financeiro do Youtube Brasil. Em 2022, o programa apoiou jornalistas brasileiros a desenvolverem projetos inovadores de combate à desinformação nas eleições.. Em 2023, Jogo Limpo 2.0 foi lançado. Por meio desta iniciativa, o ICFJ busca promover métodos e modelos de promoção de conteúdo factual que façam frente à disseminação e o impacto das informações falsas. Além, é claro, de empoderar jornalistas, checadores de fatos e todo o ecossistema midiático brasileiro.