MANAUS – | A XP Inc. vem executando uma série de iniciativas para atingir a meta de 50% de mulheres no quadro total de colaboradoras. Como resultado de uma agenda de ações direcionadas, no último ano a empresa conquistou um crescimento de 120% de mulheres em cargos de liderança. Em Manaus, equipe conta com 60% de mulheres.
Este aumento vai ao encontro do crescimento de aproximadamente 40% no número de mulheres em toda a companhia. Segundo levantamento da XP Inc. sobre paridade de gênero, em janeiro de 2021, 26,5% do quadro de colaboradores da companhia era formado por mulheres e, em dezembro, o número bateu os 33,46%. Na época em que assumiu o compromisso com a paridade, em julho de 2020, as mulheres representavam apenas 22% do quadro de funcionários.
“Entendemos que para atingir a meta traçada é preciso viabilizar medidas práticas, como estimular as discussões de iniciativas via nosso coletivo feminino MLHR3 que envolve a participação de colaboradoras de diversas idades, diferentes perfis e momentos de carreira, assim como treinamento para lideranças, mentoria de carreira para mulheres, entre outras ações”, avalia Marta Pinheiro, diretora de Cultura e ESG da XP Inc.
Entre as iniciativas da XP Inc. em prol do compromisso de paridade e equidade de gênero, estão o acompanhamento constante de KPIs de promoções e remuneração entre os gêneros; lançamento de vagas exclusivas para mulheres; treinamentos e mentorias para carreira e liderança; parcerias como o Reprograma, iniciativa de formação de mulheres para trabalhar com programação, entre outras ações.
Além deste foco em desenvolvimento e carreira, a empresa também revisitou benefícios e oferece licença maternidade e paternidade estendida; auxílio creche que contempla reembolso escolar e de profissionais que cuidam de crianças para mulheres e homens, por exemplo.
O anywhere office, programa #XPdeQualquerLugar que permite aos colaboradores trabalharem de onde quiser, impulsionou a contratação de talentos em todo o Brasil, tem contribuído para times mais diversos em toda empresa e, inclusive, estimulou o número de mulheres mães na XP. Antes do programa, apenas 15% das profissionais da empresa eram mães, agora elas representam mais de 26% do quadro feminino. De acordo com o levantamento, o modelo traz mais flexibilidade de administrar melhor a rotina de horário de cuidado com os filhos, por exemplo.