MANAUS – | Começa nesta terça-feira (31) a Semana Mundial do Meio Ambiente, que se estende até o próximo domingo (5), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, considerada uma das datas internacionais mais importantes. Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e realizado anualmente desde 1973, o evento se tornou a maior plataforma global de alcance ambiental, sendo celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo.
O evento principal da comemoração terá a Suécia como anfitriã e o tema “Uma só terra, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza.
“Como uma anfitriã orgulhosa do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, a Suécia destaca as preocupações ambientais mais urgentes e apresenta as iniciativas do nosso país e os esforços globais para enfrentar as crises do clima e da natureza. Convidamos comunidades de todo o mundo a participar das importantes discussões e celebrações”, disse o Ministro de Meio Ambiente e Clima e Vice-Primeiro Ministro da Suécia, Per Bolund.
“Em 2022, esperamos ver o mundo superar o pior da pandemia de COVID-19. Mas faremos isso com a consciência de que continuamos enfrentando a tripla crise planetária de mudança climática, perda da natureza e poluição”, afirmou Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA. “O pronunciamento da Suécia e o mote que coloca a natureza e as pessoas no centro do trabalho ambiental, nos lembra as raízes dessa tarefa fundamental que é proteger nosso meio ambiente e impulsionar os esforços globais para reconstruir um mundo ainda melhor e mais verde”.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi consolidado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
A Conferência de Estocolmo é uma referência e uma quebra de paradigmas na forma de tratar as questões ambientais e, a partir de então, começaram a ser estabelecidos alguns princípios para orientar a questão. Apesar disso, hoje o planeta enfrenta grandes problemas como descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, queimadas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo e uma das principais consequências é o aquecimento global e o desequilíbrio do planeta.