SOFT SKILLS: Microcamp oferece atividades para desenvolvimento socioemocional para jovens

As sofi skills caminham lado a lado com as hards skills no dia a dia do trabalho. FOTO: Divulgação.

BRASIL – |As soft skills, termo muito usado atualmente por profissionais de Recursos Humanos para identificar as habilidades socioemocionais – aquelas que desenvolvemos para lidar com as emoções, se relacionar com o outro e com todos os desafios da vida – estão se tornando cada vez mais importantes para jovens em busca de trabalho e de crescimento pessoal e profissional.

Segundo estudo do site de recrutamento CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais (as soft skills), são tão importantes quanto as técnicas (hard skills) no dia a dia de trabalho. Porém, enquanto as hard skills são facilmente mensuráveis e possível de desenvolver por meio de treinamentos e cursos, as soft skills são difíceis de serem mensuradas e a maioria dos jovens não tem essas habilidades desenvolvidas.

Para promover uma experiência de aprendizagem mais completa e enriquecedora aos jovens, a rede de escolas de informática Microcamp implantará, a partir de agosto, em todos as suas filiais, o projeto Além Horizonte.

Desenvolvido pelos masters trainer coaching Leandro Galhardo e Elisabete Pereira, especialistas em Teen coaching, o projeto tem como foco principal o desenvolvimento das soft skills, ou seja, um conjunto de habilidades, valores e comportamentos que ajudam os jovens a serem mais felizes, ter sucesso profissional e conviver melhor com a sociedade.

Há cerca de dois anos o projeto foi implantado experimentalmente em uma das escolas da rede Microcamp em Campinas, e os resultados positivos com os participantes foram significativos, como mudança de comportamento, melhorias na socialização, avanço na comunicação assertiva com a família e a escola regular. O autoconhecimento, proporcionado por meio da vivência durante as aulas, proporcionou também aos participantes, consciência da autorresponsabilidade e autoestima.

O foco é o autodesenvolvimento dos jovens, diz Elisabete Pereira. FOTO: Divulgação.

“O foco do projeto é o autodesenvolvimento de jovens e adultos no ambiente escolar e na vida. É um processo que gera atitude e mudança comportamental”, explica Elisabete Pereira.

Para promover a mudança comportamental, o projeto utiliza ferramentas dinâmicas de autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Além disso, o projeto contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal familiar e profissional.

“O projeto influencia diretamente na proatividade, no desenvolvimento da empatia, no equilíbrio das emoções, na capacidade de cooperar, fazer e manter relações saudáveis, ter criatividade, desenvolver o pensamento crítico, tomar decisões com responsabilidade e promover a liderança”, pontua Elisabete.

O objetivo é capacitar os jovens para o mercado de trabalho e para a vida. “Percebemos que além do conhecimento técnico, os jovens precisam desenvolver habilidades comportamentais, que se tornaram essenciais nas empresas hoje em dia, e ter atitudes na rotina diária visando o mercado de trabalho, para que se tornem profissionais mais preparados e pessoas proativas. Então focamos no desenvolvimento profissional, através de ferramentas dinâmicas de autoconhecimento”, observa Leandro Galhardo.

A Microcamp disponibilizará gratuitamente a todos os interessados, uma síntese do projeto Além do Horizonte. Serão quatro aulas, onde será trabalhado desenvolvimento socioemocional, com os temas: Comportamental, Comunicação, Inteligência Vocacional (teste vocacional) e Inteligência Emocional. Os jovens também poderão fazer quatro aulas técnicas na área de informática, inglês, games, hardware, administração ou RH, gratuitamente. Todos os participantes receberão certificado. Para quem se matricular em qualquer um dos cursos oferecidos pela Microcamp, será oferecido o projeto completo com dois anos de duração, também gratuitamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui