MANAUS – |A atual gestão do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Amazonas (SINDSEMP-AM) completou um ano na sexta-feira (22). Ao longo desse tempo, a defesa dos direitos dos servidores teve destaque nas ações, com a execução de questionamentos e propostas que atendam aos interesses diretos da categoria, “O sindicato realiza estudos e propõe melhorias de maneira ativa. A eficácia dos nossos pedidos reside na fundamentação jurídica e no desejo de aperfeiçoamento institucional”, afirmou Frederico Abrahim, vice-presidente do Sindicato.
Nesse primeiro ano de gestão, a entidade apresentou 29 solicitações à Administração e teve 13 pedidos atendidos. Dentre as principais vitórias estão: a reposição de perdas inflacionárias do auxílio-alimentação, a decisão favorável em prol dos servidores da Comissão Permanente de Licitação da PGJ/AM, o pagamento em parcela única do retroativo da data-base 2021, o ajuste definitivo dos percentuais de gratificação com a proposta da própria Administração, além da defesa dos interesses dos servidores junto ao Colégio de Procuradores de Justiça, órgão máximo de deliberação do Ministério Público.
FILIAÇÃO RECORDE – Esse modelo de atuação refletiu diretamente para o crescimento da adesão dos servidores. Em apenas um ano, o SINDSEMP-AM teve um aumento de 43% nas filiações, ultrapassando a marca de 300 associados. Isso representa mais de 60% do quadro total de servidores efetivos e comissionados do Ministério Público do Amazonas, sendo um feito histórico para o sindicato. “Reaproximar o servidor da sua entidade de classe era um dos nossos desafios e, apesar de ser um fenômeno recente, nossa principal missão a partir de agora é que ele se sustente pela importância do ideal de coletividade”, destacou o Presidente Marlon Bernardo.
Outro fator de destaque é o poder de mídia do sindicato, que possui como pilares uma maior presença nas redes sociais e na imprensa local. Atualmente, o SINDSEMP-AM tem interação diária no seu perfil no Instagram (@servidores.mpam), além de possuir o maior canal de sindicatos do Amazonas no Youtube, com mais de 400 inscritos e 6 mil visualizações.
Quanto à mídia local, o SINDSEMP-AM teve centenas de matérias publicadas nos principais veículos de comunicação, impactando milhares de pessoas e demonstrando uma grande presença na imprensa por meio de conteúdos informativos à população, afirmou Marlon.
Marlon Bernardo, Presidente do SINDSEMP-AM, comemora o êxito da comunicação: “Nossa estratégia de mídia vem rendendo grande visibilidade para o sindicato. Os conteúdos produzidos atingem um público considerável e não se restringem apenas ao público interno do MPAM. Recebemos mensagens de servidores de outros órgãos públicos e até de outros Estados”.
CAMPANHAS – O SINDSEMP-AM também já realizou, em apoio à sua Federação Nacional – FENAMP, duas ações nacionais: “Isso Não é Normal! É Assédio Moral!”, buscando a sensibilização e a erradicação das diversas formas de violência no trabalho, assédio e discriminação no Ministério Público Brasileiro; e a campanha “Urgentemente” voltada para a aprovação da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental, trazendo dados alarmantes sobre o quadro de adoecimento mental de membros e servidores do órgão e seus impactos nos serviços prestados à população.
POLÍTICO-LEGISLATIVO – No dia 2 de junho desse ano, o sindicato lançou a campanha inédita “Dez Leis”, que tem o objetivo de impulsionar os projetos de lei que tramitam na ALEAM cujos temas integram as pautas defendidas pela entidade. Os projetos monitorados pelo SINDSEMP-AM tratam dos direitos de servidores públicos, sensibilização às pessoas com fibromialgia, incentivo ao aleitamento materno, defesa das mulheres na política, ampliação dos direitos das pessoas com deficiência e adoção do teletrabalho no serviço público estadual. Além disso, os representantes do sindicato entregaram um estudo com o objetivo de aperfeiçoar as licenças-maternidade, adotante e paternidade para todos os servidores públicos estaduais.
Diante dessa atuação e reconhecendo a importância dos profissionais do MPAM, o Deputado Estadual Delegado Péricles propôs a criação do Dia do Servidor do Ministério Público do Amazonas, a ser comemorado no dia 14 de maio, através da Lei Estadual n.º 5.956/2022.
CONVÊNIOS E PARCERIAS – Um dos pontos de maior transformação é, sem dúvidas, a capacidade de geração de benefícios do SINDSEMP-AM. Atualmente, os servidores do Ministério Público do Amazonas possuem dois clubes que proporcionam condições exclusivas e descontos nos mais diversos produtos e serviços de empresas locais e nacionais, tanto em lojas físicas quanto virtuais. De acordo com Marlon Bernardo, será agregado ao portfólio mais um clube com parcerias de saúde e bem-estar, materializando a visão de futuro e o crescimento do SINDSEMP-AM até 2024: “Muitos empreendedores estão demonstrando interesse em ser nossos parceiros e isso tem gerado benefícios tanto para o sindicato quanto para os servidores do MPAM. Nossa estratégia é ainda mais ousada: queremos agregar outros sindicatos, associações e empresas, de modo a criar um ecossistema de negócios e construir o maior Clube de Vantagens do Amazonas”, concluiu.
PROJETOS FUTUROS – Ália Mendonça, Secretária-Geral do sindicato, detalha os próximos passos da gestão: “Estamos em processo de consolidação de algumas ações e pretendemos, até o final de 2023, adquirir a primeira sede própria da entidade. Além disso, vamos iniciar uma nova etapa voltada para a saúde dos filiados, com um desafio de perda de peso, orientação nutricional, promoção de práticas esportivas e de relaxamento, cuidados com a saúde mental e lives sobre temas relacionados à qualidade de vida”.
Com informação da assessoria