Síndrome respiratória: Amazonas registrou queda de 23% e segue em fase verde para Covid-19

A rede de laboratórios deve estar atenta à presença simultânea do Coronavírus e da Influenza. FOTO: Divulgação/Fiocruz.

DA REDAÇÃO

MANAUS – | O Amazonas registrou uma queda de 23% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em relação ao mês de março deste ano. A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Em março foram registrados 417 casos e, em abril, 320. Já em 2021, durante todo o ano, foram 3.869 casos graves de síndromes respiratórias.

Os dados da FVS-RCP vão em direção oposta ao publicado no último boletim InfoGripe da Fundação Osvaldo Cruz, no início de maio, que indicava um possível início de crescimento das SRAG na população adulta, no mês de abril, em diversos estados, refletindo na curva nacional. As causas seriam aumento dos casos leves de Covid-19 na população adulta e o retorno do vírus Influenza.

“Os dados laboratoriais associados aos casos de SRAG ainda não nos permitem precisar. As próximas atualizações poderão trazer mais clareza. De qualquer forma, é importante que a rede de laboratórios esteja atenta à possibilidade de circulação simultânea desses dois vírus”, destacou o pesquisador Marcelo Gomes, que coordena o InfoGripe.

Nas duas situações do cenário nacional, o Amazonas está levando vantagem. Não só há uma queda nos casos de SRAG no mês de abril em relação a março, como o Estado segue na fase verde, de risco muito baixo para transmissibilidade do novo coronavírus, com redução de 35% na média diária de casos de Covid-19 – 27% na capital e 44% no interior – na análise do período entre 12 e 25 de abril, de acordo com a FVS.

Desde março de 2020 até 25 de abril de 2022, o Amazonas registrou 581.977 casos de Covid-19 e 14.169 óbitos. Desses, 253 ocorreram em 2022. A boa notícia é que, no período pesquisado – de 12 a 25 de abril – não foi registrado nenhum óbito. O último registrado foi no dia 5 de abril, segundo o boletim epidemiológico.

VACINAÇÃO – A vacina tem sido aliada importante no combate às SRAGs e, principalmente, Covid-19 e Influenza. De acordo com o Vacinômetro do Estado, publicado nas páginas da FVS, até o último domingo (15) já haviam sido aplicadas 7.011.038 doses contra a Covid-19, nas várias etapas do esquema vacinal.

Já a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está na 2 ª etapa. Além de idosos e trabalhadores da área de saúde, a imunização foi estendida a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores e pessoas com comorbidades.

A expectativa é de que 90% do público-alvo da campanha contra influenza no Amazonas, que é de 1.375.666 pessoas, seja imunizado. Até esta sexta-feira (13), 171.875 doses contra Influenza tinham sido aplicadas em todo o Estado.

VÍRUS SINCICIAL – A FVS-RCP monitora os vírus respiratórios. Dentre eles, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que também pode apresentar sintomas gastrointestinais. O período sazonal é de novembro a junho. A época coincide com o período chuvoso no Amazonas e com maior ocorrência de circulação de vírus respiratórios.
O VSR tem ocorrência predominantemente em crianças e normalmente ocasiona o aumento de atendimentos em hospitais.

No comparativo entre janeiro a abril de 2021 e janeiro a abril de 2022, foi identificada a redução de 25%. Foram 333 casos este ano – (293 em crianças de até 10 anos) e 444 no mesmo período do ano passado (430 em crianças de até 10 anos). Em todo o ano de 2021 foram registrados 932 casos (857 em crianças de até 10 anos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui