SEXTA-FEIRA 13: De bruxas a perseguições sanguinárias, a data vem carregada de misticismo

Considerado o dia mais azarado do calendário, a sexta-feira 13 está carregada de misticismo. FOTO: Reprodução.

BRASIL – | A sexta-feira 13 é, de longe, uma dessas coincidências do calendário que mais atraem por seu mistério e por um prognóstico de dia mais azarado por reunir os misticismos em torno das sextas-feiras e do número 13. Foi numa sexta-feira que Jesus foi crucificado, foi numa sexta-feira, 13, que os templários foram perseguidos e muitos assassinados de forma cruel. Já o número 13 tem tanta representatividade no imaginário popular que existe até mesmo uma fobia só para ele: a triscaidecafobia.

Para a astrologia e a numerologia, no entanto, não há o que temer. Entender o significado do número 13 e da data e aprender a usar o dia a seu favor.

Origem – Há várias teorias que sugerem o motivo da sexta-feira 13 ser considerada uma data negativa. O numerólogo Yub Miranda e a astróloga Naiara Tomayno, do Personare, compartilham duas hipóteses para a origem do mito de Dia do Azar.

Uma das mais fortes tem origem no século XIV, quando o rei da França, Filipe IV, considerou que a ordem dos Cavaleiros Templários era ilegal. No dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, o monarca decretou que os membros da ordem deveriam ser perseguidos, torturados e presos, culminando em muitas mortes. Essa seria uma das razões para que a data tenha uma conotação negativa para algumas pessoas.

Outra hipótese sobre a superstição da Sexta-feira 13 vem da Escandinávia. Quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, Frigga, a deusa da fertilidade e do amor, foi transformada em bruxa. Para se vingar, passaram a dizer que ela se reunia nas sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio (13 entidades), para rogar pragas sobre os humanos. Nasceu, então, a Sexta-feira 13 como “o dia de azar para a humanidade”. Na verdade, foi mais uma demonização da força do feminino.

Tanto para a Numerologia quanto para o Tarot e a Astrologia, não há nada de especial em uma Sexta-feira 13. No entanto, há questões que podem ser consideradas nesta data. De acordo com o numerólogo do Personare, algumas pessoas podem se sentir desafiadas na Sexta-feira 13.

Enquanto os números 1 e 3 (que formam o 13) simbolizam coragem, liberdade, otimismo e festividade, o 4 (resultante da soma 1+3) indica justamente o oposto — praticidade, perseverança, determinação e planejamento.

“Então, o conflito está deflagrado dentro do próprio número 13. Há luta entre o risco e a segurança. Mas vale lembrar que isso vale para qualquer dia 13, e não apenas para a sexta-feira 13”, explica Yub Miranda.

No Tarot, o 13 é o número do arcano “A Morte”. E essa carta representa a necessidade de mudanças, de sair da zona de conforto. Quem não se sente à vontade para mudar hábitos e situações em sua vida, tende a não gostar desta simbologia.

A Astrologia também não considera a Sexta-feira 13 como um dia de azar — ou qualquer outro simbolismo especial.

“Na Astrologia, nos guiamos pela influência dos astros apenas. Dias como o portal de 22/02/22 ou a Sexta-feira 13 não possuem um significado específico”, afirma Naiara Tomayno.

A Astrologia é baseada nos mitos gregos e romanos, enquanto o mito da Sexta-feira 13 nasceu na mitologia nórdica, com a deusa Frigga e Odin. Ou seja, são conhecimentos de diferentes origens.

Mas existe uma semelhança: Frigga é a deusa da fertilidade, amor e união, assim como Vênus na mitologia romana (e Afrodite na grega). Sexta-feira é um dia regido por Vênus, portanto, trata dos mesmos assuntos de Frigga.

Deixando de lado as superstições sobre a data, podemos analisar o céu astrológico da Sexta-feira 13 de maio de 2022. Neste dia, Lua em Libra faz oposição à Quíron e trígono a Saturno em Aquário, por isso, é um bom momento para curar feridas sobre nós e aprender a arcar com as responsabilidades nos relacionamentos.

“Esta Sexta-feira 13, portanto, pode ser ótima para fazer rituais de aceitação, estabelecer compromissos nos relacionamentos e saber ouvir o outro, mas sem se anular”, sugere Naiara.

Além disso, analisando a data pela Numerologia e pelo Tarot, fica evidente que, por trás dos medos, a mensagem é que é preciso saber arriscar com confiança e planejamento, rumo ao que precisa ser mudado e reestruturado em nossa vida. Tais mudanças pedem coragem e, ao mesmo tempo, pés no chão.

Fonte: GShow

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui