SES-AM confirma aumento na procura por hospitais, por causa das síndromes gripais

Aumento era esperado pela secretaria e população deve redobrar cuidados. Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

MANAUS – | A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) confirmou o aumento da demanda por atendimentos em unidades de urgência e emergência, nos últimos dias, em decorrência das síndromes gripais respiratórias decorrentes do período sazonal da Influenza e, ainda, do novo Coronavírus.

Para o atendimento a esses casos, a secretaria indica os Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs). São unidades de “porta-aberta”, que atendem diversas especialidades. O órgão ressalta que a grande procura pode ocasionar registros eventuais de picos de lotação, em especial nesse período, com aumento de atendimentos de características ambulatoriais de síndromes gripais.

Ainda de acordo com a SES-AM, já era esperado esse aumento, por causa do período chuvoso e a maior circulação dos vírus respiratórios. Entre os que circulam no Estado estão, além da Influenza, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Adenovírus, Parainfluenza, Metapneumovírus e o Coronavírus. No entanto, segundo o órgão, os atendimentos estão sendo realizados normalmente, respeitando o protocolo internacional de classificação de risco.

O Amazonas também vem se aproximando da fase laranja do novo Coronavírus (SARS-COV-2), saindo do “risco baixo” para o “moderado”, conforme boletim da Situação Edpidemiológica da Covid-19 no Amazonas, o que vem causando temor na população.

A SES-AM ressalta a importância de manter as medidas de prevenção aos vírus respiratórios, como uso de máscaras, higienização das mãos (com água e sabão e/ou álcool a 70%) e dos ambientes, distanciamento social, evitar aglomerações e a adesão à vacinação contra a Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui