Seminf identifica 17 áreas de alagamento em Manaus e inicia força-tarefa nesses locais

Além da Seminf, outras secretarias fazem parte da força-tarefa. Foto: Osmar Neto/Seminf

Vanessa Bayma

vanessabayma@canaltres.com.br

MANAUS – | Dezessete áreas que sempre sofrem alagamento na cidade de Manaus foram identificadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que iniciou nesta sexta-feira (28) uma força-tarefa emergencial nesses locais. As intervenções vão começar pelo Centro da cidade e, também, na avenida Torquato Tapajós e no bairro São José, na Zona Leste. Nessas áreas serão realizados trabalhos de desobstrução de bueiros e de galerias e limpeza de igarapés.

Um dos trechos que sofrerá intervenção é na avenida Getúlio Vargas, Centro, próximo ao edifício João Paulo II, onde sempre alaga e é problema para os moradores. Conforme a Seminf, será confeccionada uma caixa de águas pluviais para atender ao local. O serviço será realizado à noite, segundo o órgão, para não prejudicar o trânsito, que é intenso.

As equipes da Seminf também iniciam, ao mesmo tempo, os trabalhos no trecho da avenida Torquato Tapajós, próximo ao Hospital Delphina Aziz, e na rua Barreirinha, no São José.

De acordo com o órgão, os outros locais identificados para atuação imediata são: conjunto Jardim Primavera, Colônia Terra Nova, Parque das Laranjeiras, Jorge Teixeira, conjunto Aristocrático, Ponta Negra, União da Vitória, Dom Pedro, avenida Desembargador João Machado, Bairro da União, Avenida Brasil, igarapé do Goiabinha, no Águas Claras, e Parque 10 de Novembro, em duas ruas.

O secretário e vice-prefeito da Seminf, Marcos Rotta, destacou que esses locais sofrem historicamente com alagações, prejudicando a vida de pedestres e moradores. Ele adiantou que 50 homens da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também estarão em ação, nos igarapés e em locais onde o maquinário da Seminf não consegue entrar. “Eles vão acessar esses igarapés para a retirada do lixo com segurança. Existem construções irregulares e isso dificulta a ação da dragagem e desassoreamento dos igarapés”, pontuou Marcos Rotta. Na última semana, segundo informações da Prefeitura, cerca de 700 kg de lixo foram retirados dos igarapés.

A força-tarefa da Prefeitura é composta, ainda, pelas secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e os institutos municipais de Planejamento Urbano (Implurb) e Mobilidade Urbana (IMMU).

Vanessa Bayma
Vanessa Bayma
Jornalista manauara com experiência de mais de 10 anos em jornal impresso. Passou pelas redações de A Crítica e Manaus Hoje como repórter e editora. Fez parte da assessoria de comunicação da Alfândega da Receita Federal. Gosta de ouvir pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui