REPÚDIO: políticos do AM repudiam atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, neste domingo (08/01)

Congresso Nacional foi alvo de atos de vadalismo neste domingo (08/01). Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Congresso Nacional foi alvo de atos de vandalismo neste domingo (08/01). Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Políticos do Amazonas usaram as redes sociais para repudiar os atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília, neste domingo (08/01). Na ocasião, os manifestantes, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seu perfil em uma rede social, o governador Wilson Lima (União Brasil) declarou repudiar “veementemente” os atos antidemocráticos que ocorreram na capital federal.

“É preciso respeitar a democracia”, escreveu Wilson Lima. Foto: Reprodução/Instagram.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), escreveu que “A democracia é um bem precioso para todos nós. Colocá-la em risco significa arriscar a própria solidez do país”.

David Almeida disse repudiar qualquer ato que atente contra a Constituição. Foto: Reprodução/Instagram

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) também emitiu nota de repúdio contra os “atos de vandalismos” nos prédios públicos. O documento foi assinado pelo presidente do parlamento, deputado Roberto Cidade (União Brasil).

íntegra da Nota de Repúdio da Aleam. Foto: Reprodução/Instagram

Por meio de nota, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), manifestou defender “que os responsáveis pelo movimento violento sejam punidos”.

Segundo o presidente da CMM, “atos de violência não devem ser tolerados em nenhuma circunstância”. Foto: Reprodução/Site CMM

Já o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, expressou solidariedade às autoridades atacadas. Para ele, “as invasões de prédios públicos, seguidas de depredação (…) não se confundem com o direito à manifestação e reunião tutelados pela Constituição Federal mas caracterizam atentado ao Estado Democrático de Direito e às Instituições Públicas”.

O TRE-AM também publicou nota de repúdio. Foto: Reprodução/Instagram.

Segundo divulgado pela Agência Senado, a Polícia Federal faz perícia para avaliar os danos causados aos prédios atingidos.

SAIBA MAIS

PREVENÇÃO: Comitê é ativado para monitorar possíveis manifestações no Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui