“Plantão Psicológico” da Ufam amplia atendimento em escolas públicas de Manaus em 2024

O “Plantão Psicológico”, projeto de Extensão liderado pelo Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Labfen/Fapsi/Ufam), está expandindo suas atividades. Em 2024, o projeto passará a oferecer suporte em mais seis escolas da rede pública de ensino de Manaus.

Sob a coordenação do professor Ewerton Helder Bentes de Castro, o serviço teve início em fevereiro de 2022, inicialmente disponível em apenas uma escola estadual. Atualmente, alcança 20 escolas estaduais de ensino fundamental e médio, além de quatro escolas municipais de ensino fundamental.

Segundo o gestor do “Plantão Psicológico”, a partir deste ano, serão elaboradas oficinas com os professores de forma a capacitar para o enfrentamento de situações variadas que ocorrem nas escolas, como por exemplo, questões relativas a dificuldades no processo ensino/aprendizagem.

“Trabalhar questões comportamentais, a partir de rodas de conversa com os próprios alunos, tem gerado resultados excelentes no que diz respeito às reflexões, tendo em vista que, os próprios estudantes passam a observar seus colegas e a se fazer presentes juntos a eles”, afirma o professor Ewerton Castro.

De acordo com o coordenador do projeto, o Labfen tem demonstrado, por meio do Plantão Psicológico e da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial, o impacto significativo que a Psicologia pode ter no bem-estar da população, principalmente entre os jovens e adolescentes.

Como funciona o Plantão Psicológico?

O gestor do projeto explica que os estudantes têm a oportunidade de serem ouvidos dentro da própria escola, tanto no período da manhã quanto da tarde, de segunda a sexta-feira. Cada aluno pode frequentar o plantão até 5 vezes. Após esse limite, caso seja identificada, durante a supervisão (realizada por um grupo de psicólogos supervisores), a necessidade de psicoterapia, o estudante é encaminhado para a rede de apoio do projeto. Essa rede é formada por alunos que estão na fase final do curso e já estão realizando estágio supervisionado, juntamente com profissionais que apoiam a iniciativa do projeto.

Em 2023, atuaram como plantonistas 158 discentes de Psicologia da Esbam, Fametro, Uninorte, UniniltonLins, Santa Teresa e Fapsi/Ufam. Atuaram como supervisores 9 profissionais de Psicologia, que também são docentes em faculdades de Manaus e mestres em Psicologia.

“É um momento de acolhimento, escuta e cuidado realizado pelo plantonista ao estudante. Buscamos entender o olhar que o adolescente lança sobre si mesmo, sobre suas configurações relacionais (sobre o outro), sobre a vida e o mundo. É possibilitado explorar a situação e, mais que isso, que consiga compreender que nele estão as possibilidades de enfrentamento. Buscamos trabalhar o indivíduo como autor do próprio caminhar, não apenas um mero protagonista que apenas repete o discurso de outro”, explica o coordenador do projeto.

Conforme destacado pelo professor Ewerton Castro, o Plantão Psicológico conta com parcerias de outras instituições e profissionais para melhor atender às necessidades dos alunos. Atualmente, além da Fapsi/Ufam, o projeto tem o apoio das Faculdades de Psicologia Esbam, Fametro, Uninorte e Santa Teresa. A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM) e a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) também colaboram com a iniciativa.

Principais demandas atendidas

Durante o período de atividade do projeto, diversas demandas cruciais foram atendidas, incluindo crises de ansiedade, comportamentos autodestrutivos e autolesivos, casos de violência doméstica, abuso sexual contra crianças e adolescentes, situações de bullying, manifestações de agressividade, disfuncionalidades em configurações familiares e suas consequências, entre outras.

Entre 14 de fevereiro de 2022 e 1 de dezembro de 2023, foram realizadas 2110 escutas com adolescentes, conduzidas 480 sessões de terapia com professores da rede pública de ensino e promovidas 50 psicoterapias envolvendo pais, mães e alunos encaminhados pelos plantonistas. No que diz respeito aos eventos, as atividades do Setembro Amarelo envolveram mais de 5000 alunos das escolas onde os plantões ocorrem, por meio de rodas de conversa, grupos de discussão, palestras e apresentações temáticas concebidas pelos próprios alunos.

“Casos de bullying tem sido amplamente discutidos e os adolescentes têm criado formas de enfrentamento e combate sob a tutela dos plantonistas. Agressividade e indisciplina, relações interpessoais comprometidas também tem sido observadas e trabalhadas a partir da Psicologia Fenomenológico-Existencial, o que tem resultado, como afirmam os gestores, na melhoria dessas relações”, conta o professor Ewerton Castro.

Parceria com pais e gestores

De acordo com o coordenador do projeto, ao iniciar as atividades nas escolas, são feitas reuniões com os pais e professores para explicitar o “Plantão Psicológico” e sua pluridimensionalidade. A equipe esclarece sobre a escuta emergencial e ressalta a importância do apoio dos pais, responsáveis e docentes.

“O sucesso do plantão deve-se ao compromisso de gestores, pedagogas e pedagogos, professores e pais de alunos que nos procuram nas escolas”, afirma.

“Estaremos ainda com a possibilidade de contar com neuropsicólogo para este ano e ampliar ainda mais nossa atividade. O balanço que faço da atividade é de que há muito a contribuir para com a sociedade. A Psicologia Fenomenológico-Existencial é uma perspectiva teórica que viabiliza compreender o outro a partir do olhar que lança sobre si mesmo, a vida, o outro e, nisso, compreendermos que nosso grupo viabiliza, continuamente, a certeza de que “da impossibilidade nos tornamos possibilidade”, esclarece Ewerton Castro.

Ana Patrícia
Ana Patrícia
Jornalista em formação, com experiência em portais e assessoria de imprensa. Apaixonada por ouvir e contar histórias. Pseudo-cinéfila e constante entusiasta de Christopher Nolan e David Fincher.

1 COMENTÁRIO

  1. Sou professora e psicóloga educacional e trabalho na E. E. Sebastião Norões, quando soube do projeto ” Escuta Psicológica” da UFAM coordenado pelo dr. Ewerton de Castro entrei imediatamente em contato com ele que nos atendeu prontamente, acho que fomos a segunda escola a abraçar o projeto, hoje dois anos depois, só temos que agradecer ao dr. Ewerton pela iniciativa e a todos os estagiários plantonistas, pelo excelente trabalho desenvolvido com toda a comunidade escolar do Sebastião Norões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui