Plano de Segurança na Amazônia: governo prevê 34 bases fluviais e terrestres no Norte do país

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, um novo plano de segurança para a Amazônia prevê a criação de 34 bases fluviais e terrestres com a presença de polícias federais e estaduais, em alguns estados da Região Norte.

Nas bases, vão operar elementos da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional, das polícias estaduais e, “quando for o caso, das Forças Armadas, sobretudo na faixa de fronteira”, explicou o ministro.

Dino afirmou ainda que as diretrizes do plano foram elaboradas com a participação dos governos de todos os estados da Amazônia.

O “Plano Amazônia: Segurança e Soberania” já foi apresentado pelo ministro aos embaixadores de 23 países europeus durante um encontro, na semana passada, em Brasília, capital do país.

O plano vai dar continuidade ao trabalho conjunto com a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol), agora com a criação do Centro de Cooperação Policial Internacional, em Manaus, capital do Amazonas, porque “o que se passa na Amazônia brasileira é de interesse nacional e mundial”, reforçou Dino.

O presidente Lula já tinha afirmado que o plano contempla a ampliação e modernização dos meios navais que patrulham os extensos rios da Amazônia, além das delegacias e dependências da autoridade marítima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui