Perfumes e cosméticos são preferências para presentear as mães em Manaus

Luana e a mãe Rosângela, momentos especiais para reafirmar o carinho. FOTO: Arquivo Pessoal.

DA REDAÇÃO

MANAUS – | Dias das mães chegando e 27% dos consumidores em Manaus, entrevistados pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas, apostam em “Perfumes e/ou cosméticos” para presentear. A pesquisa de intenção de compra foi divulgada nesta semana.

A data é a segunda maior sazonalidade do setor comercial e o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, ressalta a importância para o segmento. “O Dia das Mães é a segunda melhor data para o Comércio. Na nossa pesquisa, detectamos que 98% dos entrevistados desejam presentear nessa data, o que demonstra o carinho pelas mães, sejam elas esposas, filhas, irmãs. Esse universo feminino é o foco desse grande momento de comemoração”, explicou.

A pesquisa mostra que 27% dos entrevistados planejam comprar “Perfumes e/ou cosméticos”, seguidos por 19%, que pretendem comprar “Calçados”, e 16%, que irão comprar peças de “Vestuário”. Os participantes também selecionaram “Almoço e/ou jantar” (15%), “Bolsas e/ou Acessórios” (11%) e “Flores e/ou Cestas” (8%), como opções com as quais desejam presentear.

A advogada Rita Chagas já garantiu o presente da mãe Valdete para este ano. “Procurei com antecedência para evitar as lotações. Escolhi com base nos gostos dela, ela gosta muito de produtos de cuidados pessoais”, contou.

Já a publicitária Luana Simas relata que tem retribuído o amor e carinho que recebe de sua mãe Rosângela com uma comida especial, seja no café da manhã regional, um almoço ou jantar. E neste ano, planeja fazer o mesmo. “São momentos especiais que passamos juntas e que vale a pena colecionar na memória uma data como esta”, disse.

Em relação ao valor que pretendem gastar com o presente, a pesquisa indicou que vai ficar na faixa de “R$ 101,01 a R$ 200,00”, apontada por 45% dos entrevistados. Comprar entre “R$ 50,01 e R$ 100,00” foi a segunda opção do público, enquanto que 19% pretendem gastar de “R$ 201,00 a R$ 500,00”.

Rita e a mãe, Valdete. presente pesquisado com antecedência. FOTO: Arquivo pessoal

Do outro lado, está o que as mães desejam receber no seu dia. Das 282 entrevistadas, 23% desejam ganhar “Perfumes e Cosméticos”, seguidas por 23% que esperam por produtos de “Vestuário”. “Calçados” (15%) e “Bolsas e Acessórios” (12%) também estão entre os desejos de presentes das mães no período.
Locais de Compras – A pesquisa revelou que 32% dos entrevistados farão as compras em “Shopping Centers” e 31% preferem ir ao “Centro da Cidade”. Já as “lojas de bairro” são a opção predileta de 27% dos consumidores, enquanto que 6% planejam fazer suas compras via “E-commerce”. 4% “Não souberam informar” onde pretendem comprar o presente.

O presidente da Fecomércio-AM destaca o comprometimento da renda e o aumento dos preços como fatores que devem impactar o consumo no período em relação aos pontos de atenção que devem ser observados pelos comerciantes. “As pessoas hoje estão cautelosas, pois as crises que desencadearam o aumento nos preços e comprometeram a renda, ainda estão presentes no cenário econômico da atividade comercial. Isso exige a atenção do Comércio, para que ele leve crédito, promoções e vantagens, e estimule a produção de um resultado positivo para o setor”, analisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui