#PARTIUPARINTINS: Garantido emociona torcedores no último ensaio no bumbódromo

O boi Garantido acompanhado da Sinhazinha Bailarina, novidade desse festival. FOTOS: Lucas Silva/Secom.

PARINTINS -|A emoção tomou conta da galera vermelha e branca durante o último ensaio técnico do boi-bumbá Garantido, na noite de quarta-feira (22) no Centro Cultural Bumbódromo. O evento antecedeu a realização do 55º Festival Folclórico de Parintins, que acontece a partir desta sexta-feira (24) e vai até domingo (26).

Torcedores do Garantido que já se encontram na Ilha ou mesmo moradores fizeram questão de prestigiar o ensaio, lotando os dois lados da arquibancada e respondendo com entusiasmo aos itens que se apresentaram, às toadas, e aos comandos do apresentador Israel Paulain. O ensaio deu uma mostra do que o Garantido levará para as três apresentações da Amazônia do Povo Encarnado, em busca do bicampeonato e do 33º título.

A galerava vermelha lotou os dois lados da arquibancada.

De acordo com o presidente do Garantido, Antônio Andrade, o ensaio serve para a direção realizar a preparação da parte técnica do projeto de arena. Andrade reforça que Parintins vive de cultura e o Festival representa fonte de renda para os moradores da cidade e, também, contribui com a economia da ilha tupinambarana.

“A gente se sente preparado para esse festival, tudo conspira a favor, a saudade que a gente estava do festival, aquilo que a ausência do festival nos tirou, emprego, renda. Perdemos muita gente e a gente está aqui para se reconstruir, para fazer um recomeço, para dizer que o festival voltou, a cultura do festival voltou”, disse Andrade.

Para o apresentador do boi do coração na testa, Israel Paulain, o ensaio foi o pontapé inicial para o bicampeonato e o retorno do festival que será o maior da história.

“Foi o ensaio final pra gente energizar todo o nosso elenco, toda a nossa nação inigualável na arquibancada, no Brasil todo, no mundo todo, para que a gente adentre aqui dia 24 e faça o espetáculo afinado, o espetáculo maravilhoso, impactante e com a marca do Garantido, que é da emoção, do início ao fim”, destacou.

Coreografias tribais e bailados foram o forte do ensaio final.

Torcedora apaixonada do boi-bumbá Garantido, a indígena Nilce Gomes, da etnia Sateré-Mawé, confessa que o amor pelo boi vermelho e branco veio desde a infância. Nilce fala da emoção de estar na arena após dois anos de espera. “Estar aqui presente é uma honra em meio a essa pandemia que passou. Muitos se foram, então é uma honra para todo mundo estar aqui nesse momento, vivendo esse momento”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui