#PARTIUPARINTINS: Festival espera 76 mil visitantes e preparativos estão a todo vapor Cultura

Ensaio do boi Caprichoso, na terça-feira. FOTO DIIVULGAÇÃO/SEC.

MANAUS -|A ilha Tupinambarana, cenário do embate dos bois Garantido e Caprichoso, no Festival Folclórico de Parintins, que este ano achega a 55ª edição, deverá receber, aproximadamente, 76 mil visitantes, de acordo com expectativas dos organizadores, número 15% maior que o verificado no último festival, em 2019. Nos últimos dois anos, a festa não foi realizada por conta da pandemia de Covid-19 e isso tem aumentado o interesse a expectativa de organizadores, integrantes dois bumbás e dos visitantes que já estavam com saudades de dançar o dois pra lá, dois pra cá.  

TUDO ALINHADO

E já foi tudo alinhado entre os órgãos do Governo do Amazonas que promovem, realizam e apoiam o Festival Folclórico de Parintins, em uma reunião na terça-feira (21). Órgãos de segurança, saúde, cultura, turismo, assistência social, entre outros, já estão com seus efetivos na ilha. Só na segurança são mais de 1 mil pessoas, segundo divulgou o governo do Estado. 

O Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), da Secretaria de Segurança Pública foi ativado em Parintins para o período e faz parte das ações de segurança que vão ser desenvolvidas durante a operação integrada.

Na Saúde, toda estrutura do município, e parte do Estado, já estão a postos tanto para os atendimentos rotineiros quanto os emergenciais, contando, inclusive, com estruturas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

PORTO INTERDITADO

Mas, nem tudo está às mil maravilhas. Para supresa de todos, o Denit interditou na quarta-feira (22), parte do Porto de Parintins, por apresentar problemas estruturais que comprometem a segurança. O governo do Estado e a Prefeitura de Parintins estão tentando contornar o problema uma vez que grande parte dos barcos levando os visitantes para a ilha chegam na quinta e na sexta (23 e 24), tanto os que saem de Manaus quanto os que saem de outros municípios. Vale lembrar que o tranporte fluvial é o mais utilizado pelos visitantes que vâo à ilha no período do festival.

FESTA DO VISITANTE

Mais de 50 mil pessoas são aguardadas para Festa dos Visitantes em 2022, que terá como atração principal a cantora Joelma com o show “Isso é Calypso”. O evento que antecede o Festival Folclórico de Parintins ocorrerá na quinta-feira (23), a partir das 20h, no Planeta Boi, e também terá apresentação dos levantadores e apresentadores dos bois, Uendel Pinheiro e um DJ nacional.

CASA DOS BOIS

A casa dos bois nos próximos dias, o Bumbódromo, já está de portas abertas, literalmente. O Centro Cultural Bumbódromo, recebe o público na passagem de som do bumbá Garantido, na quarta-feira (22), às 20h, com entrada gratuita e funciona como um esquenta para a galera do boi vermelho e branco, além de afinar os detalhes da apresentação para o 55º Festival Folclórico de Parintins. Na terça-feira (21), foi a vez do boi bumbá Caprichoso fazer a sua passagem de som com as arquibancadas do lado azul lotadas de torcedores.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO

O boi Garantido abre a primeira noite de festa no dia 24 (sexta-feira), enquanto o Caprichoso fecha. Na segunda noite (25, sábado), o bumbá azul e branco inicia o espetáculo, e o vermelho encerra. Na última noite de apresentações (26, domingo), o festival inicia com o boi Garantido, e o Caprichoso fará o encerramento.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Os responsáveis precisam estar atentos à segurança dos menores. Por determinação do Juiz Lucas Couto, responsável pela área da Infância e Juventude na Comarca, fica proibido o ingresso de crianças menores de dez anos de idade na área destinada às “galeras” do Bumbódromo. Todas as demais áreas estão liberadas, desde que os menores de idade e adolescentes estejam acompanhados de pais ou responsáveis autorizados pelos pais. Eles também devem estar formalmente identificados com pulseira ou crachá fornecido pelos pais ou responsável, contendo nome completo da criança, número de telefone para contato do responsável, endereço de residência e hospedagem. O juiz também recomenda que os pais avaliem, sob aspecto da segurança e da saúde, a necessidade de ingresso de crianças de até seis anos nas dependências do bumbódromo.

APP DO BOI

De aplicativo novo nas mãos, o “Bumbá App”, já está disponível de forma gratuita e apresenta programação completa do 55º Festival Folclórico de Parintins, serviços de utilidade pública e pontos turísticos na ilha dos bumbás. Está disponível para os sistemas Android e iOS, e faz parte do pacote de ações voltadas para o maior festival de todos os tempos, que acontece de sexta-feira a domingo (24 a 26).

TOUR CULTURAL

Essa é uma entre várias iniciativas do “Circuito +Cultura”, com cultura para todos os lados na Ilha Tupinambarana que inclui visitação mediada ao Bumbódromo, das 9h ao meio-dia, e o Trio Panavueiro, com shows das 15h às 17h, além da Estação +Cultura, espaço cultural instalado no Estádio Tupy Cantanhede, que vai funcionar a partir de terça-feira (21), das 9h às 17h, com apresentações, exposições coletivas de artes, espaços instagramáveis, feira de economia criativa e galerias de Caprichoso e Garantido.

Uma grande atração artística na ilha durante o período também apresentadas pelo +Cultura é o “Roteiro das Artes”, uma galeria a céu aberto que conta com 18 obras espalhadas pela cidade e que tem como principal obra a que está na fachada do Centro Cultura de Parintins – Bumbódromo, um mural gigante com quase 800 metros quadrados, intitulada “Vitória da Cultura Popular”, a pintura é assinada pela dupla de artistas parintinenses Curumiz, composta por Alziney Pereira e Kemerson Freitas.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS
Tags: