#PARTIUPARINTINS: Começa a festa no bumbódromo e visitantes têm muitas alternativas de diversão

As pastorinhas também vivem o clima do festival e festas juninas. FOTO: Divulgação/SEC.

MANAUS -|Começa nesta sexta-feira (24) o 55º Festival de Parintins e, após dois anos sem poder participar da emoção levada pelos bois bumbás à arena do Bumbódromo, os visitantes e moradores da ilha estão ansiosos pelo espetáculo, que já está sendo chamado de o maior festival de todos os tempos. Estão sendo esperados, aproximadamente, 76 mil visitantes para a festa deste ano. Nas próximas três noites, todos estarão de olhos e corações ligados nos espetáculos apresentados pelo Caprichoso e pelo Garantido e aguardando a grande revelação, na segunda-feira (27), do novo campeão da ilha.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO

Seguindo a ordem do sorteio de apresentação do 55º Festival de Parintins, o boi Garantido abre a primeira noite de festa, sexta-feira (24), enquanto o Caprichoso encerra a programação. Na segunda noite, sábado (25), o bumbá azul e branco inicia o espetáculo no Bumbódromo e o vermelho fecha a noite. Na última noite de apresentações, domingo (26), o festival inicia com o boi Garantido e o Caprichoso faz o encerramento.

Para a galera do #NãoPartiuParintins, o Largo é uma opção para aocmpanhar a festa. FOTO: Michael Dantas/SEC.

TORCEDORES DE MANAUS

Para os torcedores e brincantes que não conseguiram ir a Parintins para sentir de pertinho a emoção do festival, resta acompanhar as apresentações pelas transmissões de TV. Outra opção é o Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, que vai receber o público neste fim de semana para transmissão do 55º Festival Folclórico de Parintins. Lá o Governo do Amazonas instalou um telão para que as pessoas que estejam nas proximidades possam assistir as apresentações. A programação se estende de sexta a domingo, de 20h30 às 2h30, na sexta-feira; e de 20h às 2h, no sábado e no domingo.

Os bois mirins iniciam crianças e jovens na arte de fazer boi-bumbá. FOTO: Divulgação/SEC.

ALÉM DO AZUL E DO VERMELHO

A Ilha Tupinambarana tem mais cores além do azul e vermelho. Os bumbás Estrelinha, Rasgadinho, Mineirinho, Espalha Emoção, Touro Branco, entre outros, ajudam a contar o folclore amazônico com irreverência e originalidade, para crianças e adultos.

O Boi Mirim leva crianças e adolescentes a nutrir o amor pelo Festival Folclórico de Parintins e prepara os futuros itens dos bois Garantido e Caprichoso, conforme o presidente.

Parintins ainda conta com um festival de minibois, com a Associação Folclórica Mini Boi-Bumbá Caprichoso e Associação Folclórica Mini Boi-Bumbá Garantido.

Com muito humor, os bois LGNTQIA+ se divertem sem competições. FOTO: DIVULGAÇÃO/SEC.

LGBTQIA+

As galeras LGBTQIA+ estão representadas em Parintins, mas a rivalidade fica somente nas redes sociais, já que não há disputa entre os bois. Com irreverência, Rasgadinho e Boiola apresentam paródias de toadas, muita cor e alegria. A disputa acontece entre os próprios brincantes, que se divertem, incorporando suas musas do festival de Parintins.

BEM CULTURAL E IMATERIAL

O Boi Bumbá de Parintins e do Médio Amazonas foi inscrito, em 2018, como bem cultural e imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na justificativa, o IPHAN considerou que os festejos relacionados a esse bem cultural e imaterial acontecem de diferentes maneiras, de acordo com a localidade – Boi de Terreiro, Boi de Rua e Boi de Arena, sendo o festival de Parintins representante da última modalidade, de caráter competitivo.

Espaço Instagramável, favorito do público. FOTOS: Liam Cavalcante/SEC.

SUCESSO NA ESTAÇÃO

O espaço Estação+Cultura instalado no Estádio Tupy Cantanhede, agradou em cheio aos visitantes da Ilha Tupinambarana. Com programação variada, que inclui música, dança e manifestações folclóricas, no palco; obras de arte e adereços nas cores dos bois Caprichoso e Garantido, nos estandes; além de espaços instagramáveis, o espaço já é um sucesso consagrado e tem atraído grande público para o estádio, durante todos os horários da programação.

Na quinta-feira (23), a tradição das Pastorinhas de Parintins foi apresentada para os visitantes. Em cordões que se reúnem e saem pelas ruas da cidade em cortejo, mostrando a essência da brincadeira para celebrar o nascimento do menino Jesus Cristo, as integrantes repassam a manifestação folclórica de geração para geração

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui