Órgãos de controle e fiscalização recomendam ao Governo do AM medidas de enfrentamento à Covid-19

Testes negativo para Covid-19 também devem ser pedidos, pedem órgãos. Foto: Altemar Alcântara/Semcom

MANAUS – | Órgãos de controle e fiscalização assinaram recomendação conjunta, nesta segunda-feira (17), para que o Governo do Amazonas adote, “imediatamente”, medidas de enfrentamento à nova variante da Covid-19. A recomendação prevê fiscalização e exigência do comprovante da vacinação em lugares públicos, e apresentação de teste negativo para a Covid-19.

O documento é assinado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho do Amazonas (MPT-AM), Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

A medida visa conter o aumento o número de casos, reduzindo o impacto das internações na rede hospitalar. No Amazonas, nesta terça-feira (17), são 340 pessoas internadas nos hospitais. Em todo o estado foram 2.674 novos casos de Covid-19, totalizando 452.433 casos da doença.

De acordo com o documento assinado, já é notório o agravamento da pandemia em 2022. Os últimos boletins epidemiológicos diários da Fundação de Vigilância e Saúde, demonstram o número elevado de testes positivos para a doença.

A proibição do funcionamento de boates, casas de shows e estabelecimentos similares, bem como a fiscalização da exigência do uso de máscaras, do distanciamento e do fornecimento de álcool gel nos estabelecimentos de acesso público no Amazonas, também foram solicitados.

O estado tem o prazo de cinco dias para informar ao Ministério Público e à Defensoria Pública o acatamento ou não da recomendação, bem como das medidas adotadas para seu cumprimento.

Veja o documento em anexo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui