OMS suspende alerta de emergência sanitária da pandemia de covid-19

Após mais de 3 anos de emergência internacional, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) que a Covid deixa de ser uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). O nível máximo de alerta da organização foi declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.

A decisão desta sexta-feira foi motivada por uma queda acentuada no número de infecções e mortes pela doença, aliada à vacinação generalizada da população. Até 2020, a OMS estima que a doença tenha matado mais de 7 milhões de pessoas e infectado cerca de 764 milhões em todo o mundo, número que pode ser ainda maior.

Especialistas da OMS se reuniram ontem para discutir a redução do nível de alerta mais alto da organização. “O Comitê de Crise se reuniu no dia 15 e me aconselhou a declarar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Segundo o diretor-geral da OMS, “A covid está sendo muito mais do que uma crise sanitária e o vírus está aqui para ficar. Ainda está matando e em mutação. O risco continua com novas variantes surgindo que causam novos picos em casos [de infecção] e mortes”, declarou Tedros.

Tedros Adhanom também afirmou que “a pior coisa que qualquer país pode fazer agora é usar esta notícia como motivo para baixar a guarda, desmantelar os sistemas de saúde que construiu [para conter a doença] ou enviar a mensagem ao seu povo de que a covid não é motivo de preocupação. Não hesitarei em convocar outro Comitê de Emergência se a covid colocar nosso mundo em perigo mais uma vez“, afirma.

É importante lembrar que o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) não muda o nome da pandemia de Covid, declarada apenas meses após a emergência, em março daquele ano.

Isso porque a ESPII é um termo técnico que passa por vários critérios até ser mandatado. Esta designação é muito importante para a coordenação dos esforços internacionais de saúde pública. O termo pandemia é diferente e refere-se à propagação global de uma nova doença, com vários continentes continuando a transmitir um surto.

Diferença entre ESPII e Pandemia

No início de 2023, a OMS divulgou um vídeo explicando a diferença entre uma ESPII e uma pandemia. Nela, a responsável técnica da entidade, Maria van Kerkhove, enfatizou que mesmo que a entidade declare o fim do estado de emergência neste ano, o mundo ainda poderá lutar por muito tempo contra a pandemia de Covid.

“É muito difícil definir quando se chega a um estado em que um novo vírus se torna uma pandemia. A ideia de declarar uma ESPII é coordenar ações imediatas antes que esse evento se torne ainda maior e se torne uma pandemia”, acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui