A etapa final da obra na Avenida Djalma Batista, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), terminou na madrugada desta sexta-feira, 24. A Avenida já tinha sido liberada para o tráfego de veículos nesta quinta-feira, 23, apenas com “cobertura” de asfalto. O objetivo era liberar o tráfego rapidamente e minimizar as complicações do trânsito. O local estava interditado havia uma semana.
Das 22h desta quinta-feira às 5h desta sexta-feira, as equipes da Seminf voltaram à Avenida Djalma Batista para concluir a pavimentação, aplicando 700 toneladas de massa asfáltica na via. A espessura do asfalto será de 10 centímetros, qualidade recomendada pela Prefeitura de Manaus.
A via passou pela obra emergencial após a avenida desabar à altura do igarapé do Bindá, na saída do conjunto Eldorado, por força da ação das chuvas torrenciais que atingem a cidade. Na obra, foi realizada a substituição de duas linhas de drenagem profunda de mais de 25 anos de existência, por duas novas e modernas linhas de drenagem de 30 metros de extensão.
Pelo menos 150 servidores da Seminf estão envolvidos na obra, trabalhando dia e noite. Também devem continuar a reconstrução de mais de 600 metros de meio-fio, sarjeta e calçada. As equipes contam com o apoio de 10 máquinas, entre elas escavadeiras, patrol e rolo compactador, além de 30 caçambas, que dão celeridade à obra.
A via foi liberada com uma camada provisória de asfalto para garantir a transitabilidade e restabelecer a fluidez do trânsito no horário de pico na cidade.