O que fazer em Manaus? Confira um roteiro imperdível para o final de semana

Cercada pela natureza e rica em cultura e história, Manaus é um centro urbano em meio ao verde da floresta, combinando a aparência e os prédios de uma metrópole com a cultura e os costumes das comunidades indígenas e ribeirinhas. Essa combinação diferenciada faz da capital amazonense um destino único, que encanta os turistas que passam pela cidade. Como o final de semana está chegando, o Portal Canal Três montou um roteiro para nativos e turistas, com uma programação imperdível. Confira:

Para os amantes da gastronomia, a primeira dica é começar o dia com um café da manhã reforçado no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Localizado às margens do Rio Negro, no centro da cidade, o Mercado foi inaugurado em 1883 e é o cenário ideal para experimentar os sabores do café da manhã regional, prato que tem lugar especial na culinária amazônica. O destaque é o X-Caboquinho, sanduíche popular em Manaus, com tucumã (fruta típica da região amazônica), banana frita e queijo coalho.

A próxima parada é o suntuoso e imperdível Teatro Amazonas. Inaugurado em 1896 e localizado no Largo São Sebastião, é o principal atrativi turístico da cidade. Impressionante, chama a atenção com sua cúpula colorida e interior luxuoso, herança do auge da borracha. O teatro funciona de terça a sábado, das 9h às 17h. Todas as visitas ao local são guiadas e os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A visita deve ser agendada pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). Amazonenses não pagam entradas.

Durante o final de semana, o Teatro receberá espetáculos de diferentes segmentos. N sexta-feira (17/03), acontecerá o “Concerto Amazônico com David Assayag” e a participação dos músicos da Orquestra de Violões e da Amazonas Filarmônica. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e no site shopingressos.com. No sábado, é dia de música erudita. O teatro recebe o concerto “Bachianas”, da Orquestra de Câmara do Amazonas, com regência de Marcelo de Jesus. O espetáculo conta com os solistas Onel Zorrila e Anna Samokish. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

Para finalizar, no domingo é a vez do show performático “Amazonian Queen Stars Show – Palco de Bonecas”, da Associação Cultural Apareceu a Margarida. E conta com grandes nomes da música amazonense, como Márcia Siqueira, Roque Baroque, Luso Neto e Michel Guerrero. O show faz uma viagem às transformações da cultura a partir do Século 20, à liberdade de gêneros, os percalços e as conquistas na área cultural. A classificação é de 14 anos e os ingressos estão à venda no teatro e no site shopingressos.com.

O Largo São Sebastião conta com diversas opções de restaurantes que servem os sabores da culinária local. É importante experimentar a deliciosa banda de tambaqui, prato muito apreciado no estado e que encanta qualquer pessoa.

A terceira dica é o Palácio Provincial, edifício fundado em 1874, que reúne cinco diferentes museus: o Museu da Imagem e do Som, o Museu de Arqueologia, o Museu Numismático da Amazônia, o Museu Tiradentes e a Pinacoteca do Estado. Por conter diversas exposições, o espaço cultural é ideal para viajantes que têm pouco tempo para explorar. O Palacete funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e para agendar uma visita guiada, basta acessar o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). A entrada é gratuita.

Um pouco de natureza faz bem, né? A dica é conhecer o maior museu a céu aberto do mundo: O Museu da Amazônia (MUSA). O MUSA, casa de cultura e ciência, ocupa 100 hectares (1 km2) da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, em Manaus. Encontramos exposições, viveiros de orquídeas e bromélias, aráceas, palmeiras, samambaias, serpentes, aranhas e escorpiões, borboletas, cigarras, cogumelos e fungos, além de jardim sensorial, lago das vitórias-amazônicas e aquários. Uma torre de 42 metros permite fruir uma magnífica vista das árvores da floresta, inesquecível quando vista às seis da manhã. Sete trilhas na floresta proporcionam ao visitante passeios agradáveis e descobertas surpreendentes. Hoje, a exposição de fotografias de Renato Soares é uma das atrações do Governo. “Amazônia indígena” foi montada com 61 painéis fotográficos de grandes dimensões (120 x 180cm) ao longo da trilha branca do Musa. As imagens foram registradas ao longo dos anos pelo fotógrafo Renato Soares, em sucessivas viagens, e retratam a vida e cultura indígena da Amazônia.

A última dica do roteiro é a praia de Ponta Negra. O complexo turístico está localizado na zona oeste da cidade, a 13 quilômetros do centro, possui uma bela e extensa praia e uma orla revitalizada, onde é possível caminhar, praticar esportes e admirar a beleza do rio Negro. É possível mergulhar nas águas refrescantes do Rio Negro e contemplar o pôr do sol, considerado um dos mais belos do Brasil.

Gostou do dicas? Então o que você está esperando para aproveitar Manaus da melhor forma possível?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui