Nutricionista Lívia Ribeiro indica alimentos que ajudam a melhorar o sono

Foto: Divulgação

Uma boa noite de sono é primordial para conseguir render bem nas atividades do dia a dia e contribui também para a manutenção da saúde. Dormir adequadamente pode reduzir o risco de desenvolver doenças, ajuda a manter o cérebro saudável e estimula o sistema imunológico. Nesse período de pandemia, cada vez mais pessoas estão reclamando da falta de sono regular. Para ajudar quem está passando por esse problema, a nutricionista do Superatacado Nova Era,

Lívia Ribeiro, dá dicas de alimentos que contribuem para uma noite tranquila.

Ela explica que alguns tipos de alimentos ajudam a promover o descanso do corpo e da mente, principalmente, os que têm antioxidantes e nutrientes, como triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B. Os chás calmantes, como erva doce, camomila e maracujá, são importantes aliados do sono, porque têm ação calmante e criam uma sensação de harmonia.

Alimentos como bacalhau, linguado, salmão, anchova, truta, atum, lagosta e camarão, por possuírem triptofano, que é um aminoácido que estimula a produção de serotonina (neurotransmissor do bom humor), ajuda a elevar a melatonina, que é conhecida como o hormônio do sono.

Frutas como banana, abacaxi, laranja e tomate são importantes. Lívia diz que a banana é boa fonte de triptofano, além de ser rica em potássio e magnésio, que auxiliam no alívio dos sintomas da insônia. Laranja, abacaxi e tomate ajudam a elevar os níveis de melatonina. O leite, principalmente quando consumido quente, também ajuda no sono.

De acordo com a nutricionista, a couve, espinafre e acelga contêm nutrientes como cálcio, magnésio e potássio, ajudam no funcionamento do metabolismo e, consequentemente, na produção de melatonina.
Lívia sugere, ainda, inserir no cardápio produtos como iogurte, oleaginosas e arroz. “Todos trazem benefícios para o sono”, disse.

A nutricionista destaca que, além da alimentação, algumas atitudes podem contribuir para uma boa noite de sono. Entre elas, ter uma rotina, com horário certo para dormir e evitar o consumo de produtos com cafeína, como chocolate, café, refrigerante, entre outros.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui