Sarau feminino, consultas de tarô, artes, música e poesia deram o tom na primeira semana de funcionamento do recém-inaugurado Sereia Mística Espaço Cultural Holístico Café-Bar. A casa funciona de quarta a sábado, das 16h às 22h, e está localizada na rua Luiz Antony, 397, Aparecida, área central de Manaus.
Para o idealizador do projeto e tarólogo Tiago Atroch, desde o conceito, o espaço celebra a cultura afro, onde as sereias representam as divindades femininas da paz, do amor e da fecundidade. “As sereias também são as Musas e estão representadas na fachada de alguns teatros. Como temos uma programação literária e artística, as Sereias vieram espontaneamente”, explica.
E para os apreciadores de uma visão holística da vida, a casa também oferece leitura de tarô e consultas de oráculos. “Também temos o lado holístico que no momento vai aparecer com o tarô, mas futuramente outros conhecimentos serão agregados. É necessário agendamento prévio para que a dedicação de tempo e espaço seja exclusiva”, acrescenta Tiago.
Para celebrar mais um dia de fevereiro, a quinta-feira vai vir com uma versão repaginada do karaokê, o pianokê: você canta a música e o Amaru Natividade garante o arranjo. As boas vindas ao mês de março vão ser de “Vinho e Vinil”, com Ramon Oliveira.
No sábado, a abertura da programação é às 16h, com Sarau do feminino. A partir das 19h, tem a vez dos integrantes da Companhia Vitória Régia para Leituras Dramáticas. E o DJ MC Fino fecha a noite com o melhor da nossa Brasilidade com set de 20h até às 22h.
Na cozinha, a casa firmou uma colab com o projeto Folha de Jambu, que une músicas sobre a importância da natureza para saúde mental com um cardápio especial de comidas típicas amazônicas, como vatapá, tacacá entre outras delicias regionais.
Ainda na seção de economia criativa, também é possível encontrar os produtos assinados pela artista Laís Fernanda Borges na loja Ametisarstes, com acessórios, biojoias de pedras Ametistas, roupas pintadas a mão, entre outras exclusividades.
A artista plástica Laís Borges também desenhou as mandalas pintadas nas paredes. A pintura da sereia do salão principal é de autoria de Deborah Erê. E a Sereia da porta foi criação de Tiago Atroch, com ajuda de Rosa dos Anjos e Lorena Souza.
O Sereia Mística é parte de um projeto contemplado pela edição municipal da Lei Paulo Gustavo 2023. Ainda neste semestre, a casa cultural vai anunciar uma programação de cursos e treinamentos abertos ao público.