O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (26), a situação de emergência na cidade de Boca do Acre, no Amazonas, devido a inundações dos rios. No momento, o número de municípios com reconhecimento federal de situação de emergência em todo o Brasil é de 1.367.
Além de Boca do Acre, o MIDR reconheceu outras duas cidades, são elas: Licínio de Almeida, na Bahia, castigada por fortes chuvas, e Alexandria, no Rio Grande do Norte, que passa por um período de estiagem.
Os municípios que foram atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.