Manaus recebeu 17.250 doses para vacinação de crianças contra Covid-19 e novo centro de testagem será aberto na quarta-feira (19)

Vacinação desse grupo específico é realizado apenas em quatro lugares de Manaus. Foto: Lucas Silva/Secom

MANAUS – Cerca de 17.250 doses do imunizante pediátrico da Pfizer foram entregues para a campanha de vacinação das crianças de 5 a 11 anos, contra Covid-19, em Manaus. A vacinação iniciou nesta segunda-feira (17) e está sendo feita em quatro lugares, cada um em uma zona diferente da cidade. O primeiro grupo atendido é de crianças com deficiência permanente ou com comorbidades.

Conforme o Ministério da Saúde, as comorbidades em crianças de 5 a 11 anos consideradas nesta fase da campanha de vacinação contra Covid-19 incluem: doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinapatias graves, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, hipertensão de difícil controle ou com complicações/lesão de órgão alvo, obesidade, doenças cerebrovasculares, hepatopatias e síndrome de Down.

De acordo com o governo do estado, ainda nessa semana mais uma remessa de vacinas deve chegar ao estado. Os municípios do interior receberam, cada um, 280 doses, dessa primeira remessa.

Um dos pontos de vacinação é no Parque da Criança, no Aleixo, Zona Centro-Sul. Outros três locais estratégicos foram abertos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). São eles: o Clube do Trabalhador-Sesi, na Zona Leste, e o Centro de Convivência Magdalena Acre Daou, na Zona Oeste, com funcionamento das 9 às 16h; e no shopping Manaus ViaNorte, Zona Norte, das 10h às 16 horas.

Não há exigência de apresentar prescrição médica para a vacinação no estado, mas os pais ou responsáveis pela criança devem estar presentes manifestando concordância com a imunização. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.

A ordem de atendimento após o primeiro grupo será: indígenas e quilombolas (grupo 2); crianças que vivem instituições de longa permanência, como abrigos e orfanatos (grupo 3); e população geral na faixa etária recomendada (grupo 4), contemplando uma idade por vez, em ordem decrescente (de 11 a 5 anos).

Posto de testagem

Como forma de enfrentamento aos casos da Covid-19, será aberto nesta quarta-feira (19) um novo centro de testagem, dessa vez no Centro de Convenções Vasco Vasquez, Zona Oeste, funcionando das 9h às 19h.

O novo centro terá capacidade de atendimento similar a do Studio 5, com 40 estações de notificação, onde é feito o atendimento inicial do usuário. E mais 20 estações de coleta, com capacidade para a realização de 200 testes e emissão de resultado, por hora.

Além disso, 14 médicos farão o atendimento dos pacientes com resultado positivo e os que, mesmo com resultado negativo, apresentem sintomas clínicos de síndrome gripal. Também haverá, no local, dispensação de medicamentos para tratamento dos sintomas, conforme os protocolos de Covid-19 e influenza.

O serviço é exclusivo para pessoas com sintomas iniciados há, no máximo, sete dias, uma vez que após este período o teste rápido de antígeno deixa de ser indicado e a orientação da Semsa é que o usuário procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento médico. O teste utilizado é feito com amostra de nasofaringe, coletada por via nasal, com swab (espécie de cotonete), cujo resultado leva de 15 a 20 minutos.

Além do Centro de Testagem, o teste rápido para Covid-19 vinha sendo realizado em 51 unidades da rede municipal de saúde. Com o novo ordenamento, serão 33, que podem ser conferidas, a partir desta terça-feira (18), pelo link https://bit.ly/ubscovidmanaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui