Informações confusas sobre a aplicação da vacina bivalente geram reclamações, em Manaus

Informações pouco claras das fontes oficiais da saúde estão confundindo a cabeça e tomando o tempo de quem foi atrás da vacina bivalente contra a Covid-19, nesta quinta-feira (27), em Manaus.

O Governo Federal anunciou, esta semana, a liberação da vacina para todos acima de 18 anos. O Governo do Estado, por meio de nota expedida pela Fundação de Vigilância em Saúde, na última quarta-feira (26), confirmou a liberação da bivalente, no Amazonas, seguindo a orientação nacional. Quem foi aos postos de saúde, entretanto, não conseguiu ser atendido.

A Prefeitura de Manaus não se pronunciou formalmente sobre o assunto, orientando a população ou dando uma previsão de quando iniciará a vacinação. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) as informações são desencontradas.

Uma fonte entrou em contato com o CANAL TRÊS para relatar que tentou contato pelo telefone da Ouvidoria do SUS, para saber sobre a liberação da vacina, mas não obteve sucesso. Não está funcionando. Tentou o telefone da UBS Ajuricaba, mas também não está funcionando. Na UBS José Rayol, em São Jorge, a informação recebida é de que já estariam vacinando todos acima de 59 anos e os funcionários da área da saúde. A pessoa se dirigiu até o local, mas, ao contrário da informação que recebeu, só estão vacinando pessoas acima de 60 anos ou com comorbidade.

Em nota para o CANAL TRÊS, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) informou: “Em Manaus, seguiremos a orientação do Ministério da Saúde de ampliar para o público de 18 anos e mais a vacinação com a bivalente. No entanto, ainda estamos verificando a disponibilidade de doses, definindo cronograma de atendimento e organizando a distribuição da vacina para as unidades de saúde da capital. Tão logo tenhamos a data de início da aplicação da vacina, faremos a divulgação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui