ILUMINA+AMAZONAS: Dez municípios já contam com iluminação pública em LED

Municípios como Barreirinha já contam com iluminação 100% em LED. Fotos: Divulgação.

MANAUS – |O Programa Ilumina+ Amazonas avança no interior do estado. A partir de segunda-feira (18) já estará em nove municípios, modernizando o sistema de iluminação pública, substituindo as lâmpadas antigas por luminárias de LED. Já são 10 cidades nesta situação, contando com Maués, onde o serviço foi realizado como projeto piloto.

O programa foi implantado pelo Governo do Amazonas em maio deste ano e é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Já está concluído em Parintins, Tefé, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá. Está em execução em Itacoatiara, Rio Preto da Eva e, na segunda-feira (18/07), chega em Autazes e Humaitá.

O município de Humaitá terá 3.691 pontos de iluminação substituídos por LED. Em Autazes serão 2.443 pontos. Autazes estará toda iluminada em LED já para a Festa do Leite, que acontece de 28 a 31 de julho, conforme adianta o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo.

No total, já são mais de 16 mil pontos de iluminação de LED substituídos em sete municípios, sem contar com Maués, porque o serviço foi realizado à parte, como projeto piloto, e nos dois municípios que iniciam na próxima semana.

Até o fim do ano, serão pelo menos 26 municípios contemplados com a iluminação totalmente em LED. Além destes, em Alvarães e Atalaia do Norte o Governo do Estado firmou convênio direto com as prefeituras, repassando os recursos para que possam efetuar o serviço.

Vantagens do LED – A Iluminação de LED é mais eficiente. Ilumina mais, com menos consumo, reduzindo os custos em energia para as prefeituras, em cerca de 60%. Por serem mais duráveis, geram economia na manutenção. Além disso, a iluminação de LED traz menor impacto ao meio ambiente, reduzindo a poluição do ar pela queima de combustíveis fósseis.

Outro benefício é relacionado à segurança das pessoas que transitam à noite. Ruas mais iluminadas levam mais segurança e bem-estar para a população.

Nos próximos dias, as equipes estarão no município de Manicoré, seguido por Iranduba e São Sebastião do Uatumã. FOTO: Divulgação.

Confira o cronograma: O próximo município a receber o Ilumina+ Amazonas, ainda em julho, é Manicoré. Em agosto chega a Iranduba e São Sebastião do Uatumã. Em setembro, estará em Beruri, Borba, Coari e Codajás. Em outubro, em Manacapuru e Novo Airão. Em novembro, em Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga. Em dezembro, encerra a primeira fase em Boca do Acre, Carauari e Eirunepé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui