MANAUS – |A modernização do parque de iluminação pública do interior trouxe benefícios adicionais para os municípios que estão entre os principais destinos turísticos do Estado. É o caso de Parintins, Presidente Figueiredo e Novo Airão, onde as lâmpadas tradicionais já foram ou estão sendo substituídas por LED, em programa executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
Os três municípios foram contemplados com 8,7 mil luminárias de LED, ganhando mais luminosidade nas vias durante o período noturno, transformando o visual das cidades e beneficiando moradores e turistas.
O programa de modernização da iluminação é uma iniciativa que consiste na substituição das lâmpadas a vapor de mercúrio, de sódio, metálico e mistas, por luminárias de LED, que garantem mais economia aos cofres públicos, eficiência energética e sustentabilidade.
“A substituição dos equipamentos convencionais pela nova tecnologia é um marco para modernização das cidades turísticas do Amazonas. Com ruas mais iluminadas, a população também passa a resgatar hábitos e a criar uma nova rotina, como frequentar parques e praças no período noturno, ampliar o horário de trabalho e praticar atividade física até mais tarde”, destaca a coordenadora executiva em exercício da UGPE, Daniella Jaime.
Incremento no turismo – De acordo com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em 2019 o Estado recebeu mais de 624 mil visitantes, entre brasileiros e estrangeiros, sendo cerca de 27% em Parintins, Presidente Figueiredo e Novo Airão.
Para o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, a iniciativa de modernizar o parque de iluminação pública do interior tem impacto direto no turismo. “A Amazonastur vem trabalhando para desenvolver, ordenar e promover o turismo no interior. No entanto, sabemos que isso se faz com muitas mãos e, nesse contexto, questões de infraestrutura e segurança da localidade são cruciais na hora do turista escolher seu destino, por isso, iniciativas como essa são fundamentais”.
O município de Parintins, que teve 5,8 mil pontos de iluminação substituídos com lâmpadas de LED, entre maio e junho, recebe mais de 160 mil visitantes, por ano, incluindo o público do Festival, do Carnailha, da temporada de cruzeiros e dos festejos de Nossa Senhora do Carmo. Além da área urbana, a comunidade Vila Amazônia também teve 620 luminárias novas implantadas.
Em Presidente Figueiredo, os trabalhos foram concluídos em agosto, com a modernização de 1,3 mil pontos de iluminação pública em bairros da área urbana e seis comunidades rurais localizadas na rodovia federal BR-174 e na estrada de Balbina AM-240. Entre os pontos turísticos contemplados na “Terra das Cachoeiras” está o Parque do Urubuí, onde banhistas aproveitam as corredeiras de acesso público.
Já em Novo Airão, cidade conhecida internacionalmente por abrigar o Parque Nacional de Anavilhanas e um dos destinos turísticos preferidos de quem visita o Amazonas, os trabalhos para a substituição de 1,5 mil lâmpadas estão em plena execução. A previsão de conclusão é para esta semana, de forma que a cidade esteja completamente iluminada durante o Festival Ecológico do Peixe-boi, a ser realizado em outubro.
O servidor público Francisco Clóvis, que visita Novo Airão constantemente com a família, comemorou a chegada da nova iluminação na cidade. “Eu tenho viajado muito por esses municípios, tenho visto o pessoal colocando essas luminárias de LED. Cheguei em Novo Airão e estou muito contente porque aqui eles também estão trabalhando. Vai ser muito bom para a população e para os turistas”, relatou Clóvis.
Conforme balanço da Avanço Construções, empresa que executa os trabalhos, o programa de modernização da Iluminação pública já chegou a 15 municípios e 22 comunidades rurais. Até o final do ano, serão alcançadas 27 cidades. Durante os quatro meses de execução dos serviços, foram implantadas mais de 31,9 mil luminárias de LED.