IBGE inicia reuniões com prefeituras para preparar o Censo 2022, que será realizado em agosto

Na reunião com as prefeituras, IBGE dá inícia à coleta de dados para substanciar o censo demográfico. Foto: Divulgação/IBGE.

MANAUS – | Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Retratar o Brasil que está entrando numa nova década é um desafio que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está se preparando para responder com a realização do Censo 2022, que terá início no dia 1º de agosto, sendo a maior operação de recenseamento já organizada no país.

O objetivo do Censo é contabilizar toda a população e, para isso, serão visitados mais de 1 milhão de domicílios, no Amazonas. No total, mais de 3 mil pessoas trabalharão na operação censitária, no Estado. Somente em Manaus serão 1.495 recenseadores envolvidos.

Para isso, o IBGE está buscando parcerias, como a Prefeitura de Manaus, por exemplo, que irá compartilhar dados de georreferenciamento, mapas, cartográficos e de referência demográfica para o Censo 2022.

A primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo na capital, com representantes da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e diversas secretarias municipais ocorreu na quarta-feira, 30.

As reuniões do Censo são realizadas em todos os municípios e, no Amazonas, mais de 90% deles já tiveram a primeira rodada de encontro, com presença dos principais agentes da população de cada cidade.

Pela Prefeitura de Manaus estiveram presentes equipes das secretarias municipais de Educação (Semed), Saúde (Semsa), Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Casa Militar.

Apresentada pelo chefe do IBGE no Amazonas, Ilcleson Mendes, e com a presença dos coordenadores do Censo no Estado, a reunião contou ainda com a participação das autoridades locais (dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário), além de representantes de associações, sindicatos, lideranças comunitárias e outros segmentos que possam de alguma maneira apoiar a operação censitária no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui