IBAMA: Operação contra crimes ambientais resultou em R$ 47 milhões em multas no sul do AM

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou nesta terça-feira (30) que, durante o mês de maio, ações de combate ao desmatamento na região sul do município de Lábrea, no Amazonas, lavraram 19 autos contra as infrações ambientais por destruição da floresta, somando R$ 47.087.627,05 em multas.

De acordo com o Ibama, a região é alvo de desmatadores cujo acesso às propriedades ocorre pela região da Ponta do Abunã, no município de Porto Velho (RO). Foram embargados 7.417,35 hectares de área desmatada ilegalmente para que seja possibilitada a regeneração natural. Dez Termos de Embargo foram lavrados.

Os bens envolvidos nas infrações foram apreendidos em 18 termos de apreensão: 1.333 cabeças de gado, 4.398 metros cúbicos (m³) de madeira serrada, madeira em toras, 5 motores e 2 motoserras. A equipe doou 819 m³ de madeira para a Prefeitura de Acrelândia, município de mais fácil acesso para o local da operação.

O Grupo de Combate ao Desmatamento na Amazônia (GCDA), do Ibama, atua na região fiscalizando planos de manejo, serrarias, áreas embargadas e áreas de desmatamentos novos.

As áreas são embargadas para garantir a regeneração da floresta, com a proibição de uso para atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras dos recursos naturais.

Participaram ainda da operação e Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Prefeitura de Acrelândia, a Policia Militar de Rondônia, o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui