Governo Federal anuncia concursos públicos

Órgãos com maior déficit de pessoal serão priorizados

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o governo lançará o primeiro bloco de concursos públicos permitidas para a administração federal no dia de hoje (10/04).

Esther Dweck salientou que no orçamento deste ano está prevista a realização de concursos que vão favorecer as entidades com maior déficit de pessoal.

“Várias áreas estão lutando. Foi um período de grande desmonte, praticamente sem concorrência”, disse ela em entrevista à imprensa.

Segundo a ministra, até o final do ano devem ser lançados três blocos de concursos públicos para recomposição de pessoal. No momento, apenas uma seleção emergencial foi autorizada para a Agência Nacional de Mineração.

Ajuste de salário

Sobre o reajuste salarial linear de 9% para os servidores federais, Esther Dweck explicou que é necessário que o Congresso Nacional aprove uma adequação de rubricas na Lei Orçamentária de 2023.

No final de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou projeto de lei com emenda ao parlamento. O governo espera que a proposta seja aprovada ainda este mês.

“Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta, temos conversado com os líderes no Congresso, é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”, afirmou a ministra.

As negociações salariais, acertadas com cerca de 100 sindicatos, também preveem um aumento de R$ 200 no auxílio-alimentação dos servidores. Segundo o ministro, o valor do adicional será pago no vencimento de maio.

A partir de 2016, a maioria das categorias de servidores públicos federais não teve reajuste salarial. Em fevereiro, o departamento restabeleceu uma mesa de negociação permanente em todo o estado com servidores públicos federais para discutir compensação salarial e reestruturação de carreira. A mesa foi instalada pela primeira vez em 2003.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui