BRASIL – Uma forte e extensa massa de ar frio atingirá o Brasil a partir de domingo (15/5) causando acentuada queda de temperatura em diversas regiões. A partir do dia (16/5), a massa de ar frio se desloca rapidamente pelo Sul avançando para áreas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e, durante à noite, chega aos Estados de Rondônia e Acre, causando o segundo episódio de friagem e temperaturas de até 16º no dia 19/5.
As temperaturas devem ser negativas, ou seja, abaixo de zero, entre os dias 17 e 19 de maio (terça-feira e quinta-feira) para algumas cidades brasileiras, como nas Serras Gaúcha e Catarinense e no Planalto Sul do Paraná, sudeste de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira.
Há a possibilidade de ocorrência de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense entre a noite do dia 16 a madrugada do dia 18/5. A tendência é de formação de geada na Região Sul no período de 17 a 22/05. No sul do Mato Grosso do Sul, de 17 a 21/05 e, em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18 e 22/05. As geadas poderão ser fortes em alguns pontos da Região Sul e, atualizações nos próximos dias serão essenciais para definição de local e intensidade.
Em Manaus, as previsões até a próxima terça-feira (17), em todos os dias, é de chuva – nublado com pancada de chuva – com temperatura mínima de 24º e máxima de 33º (na segunda-feira).
Os dados foram divulgados pelo Inmet, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e que representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.