Fernando Diniz faz primeira convocação para Eliminatórias da Copa do Mundo 2026

O técnico interino da seleção brasileira masculina, Fernando Diniz, deu início nesta sexta-feira (18) ao ciclo para a Copa do Mundo de futebol masculino de 2026 ao realizar a primeira convocação para as Eliminatórias Sul-Americanas, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

O Brasil começa diante da Bolívia, no dia 8 de setembro, no Estádio Mangueirão de Belém, no Pará, na estreia do comandante. Em seguida, a equipe visitará o Peru, no dia 12, no Estádio Nacional de Lima. A qualificação para o Mundial tem um novo formato para os federados da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), com seis vagas diretas para a Copa, além de um encaminhado à repescagem.

O treinador, de 49 anos, contratado pela CBF até meados de 2024, explicou os critérios que usou para fechar a relação de convocados.

“É sempre complexo, difícil, porque são muitos jogadores em condição de serem convocados. Obviamente o critério técnico é preponderante para a gente fazer uma análise e decidir os nomes, mas é sempre muito complexo. A gente procurou assistir a todos jogos. Todos os jogadores que foram convocados foram observados, dentre outros, por vídeo e também alguns a gente acompanhou no estádio. E a gente esperou, a lista foi se modificando ao longo desse tempo, mas ela tem uma coerência de histórico de jogadores na seleção, uma projeção, independente de quem seja o técnico para a próxima Copa do Mundo”, afirmou Diniz.

Entre as novidades na lista estão o lateral-esquerdo Caio Henrigue, do Monaco (França) e o goleiro Bento, do Athletico-PR, além do retorno do atacante Neymar, do Al-Hilal (Arábia Saudita), após o Mundial do Catar. Boa parte da equipe, no entanto, segue a mesma das últimas convocações. Outros destaques da relação de Diniz, que segue no comando técnico do Fluminense, são o meio-campista André e o zagueiro Nino – ambos do Tricolor carioca – e Raphael Veiga (Palmeiras). 

“A chance disso dar certo é muito grande. Tenho uma relação forte com os jogadores, consigo estabelecer conexões rapidamente. Acredito que minha vinda pela Seleção passa pelo desejo dos jogadores, então podem esperar um jogo competitivo, de beleza, estética, habilidade, que tem na raiz brasileira de jogar futebol, impressa em todos os trabalhos que fiz na minha vida”, esclarece Diniz.

Sobre a volta de Neymar à seleção brasileira, Diniz acredita que o atacante pode surpreender em campo.

“Em relação ao Neymar, tivemos uma conversa. Obviamente que a competitividade da Europa é uma e a Arábia Saudita pode ser outra. Não sabemos como vai ser. O Neymar está com muita vontade de escrever essas páginas bonitas que faltam na história dele como jogador. Essa vontade será capaz de superar qualquer dificuldade em relação à competitividade da Arábia Saudita”, disse o treinador.

Ainda que fosse uma das grandes expectativas, o meia do West Ham, Paquetá, ficou de fora da convocação. O jogador foi acusado de participar de esquemas de apostas, ainda nesta sexta-feira (19). O atleta estava em negociações para ir ao Manchester City, mas desistiu da negociação.

“O Paquetá estava na lista e não é uma questão de pré-julgamento, é de preservação, de deixar ele resolver essas questões que excedem o futebol. Tanto para ele quanto para a Seleção é o mais adequado. A gente precisa de tempo para isso se esclarecer. É um jogador que eu adoro, embora a gente nunca tenha trabalhado junto. A CBF estará com as portas abertas quando ele conseguir resolver essas questões de última hora”, explica Diniz.

Ao todo, dez países participam das Eliminatórias Sul-Americanas. Os seis primeiros colocados ao fim das 18 rodadas, asseguram vaga direta no Mundial. Há ainda uma sétima vaga para o continente sul-americano, que será disputada na repescagem.

A Copa de 2026, a primeira com 48 seleções, será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.

Confira a lista de convocados para a primeira data de Eliminatórias:

Goleiros:

Alisson (Liverpool-ING)
Ederson (Manchester City-ING)
Bento (Athletico)

Laterais:

Vanderson (Monaco)
Renan Lodi (Olympique de Marselha-FRA)
Danilo (Juventus-ITA)
Caio Henrique (Monaco)

Zagueiros:

Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
Ibanez (Al-Ahli – ARA)
Marquinhos (PSG-FRA)
Nino (Fluminense)

Meio-campistas:

André (Fluminense)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Casemiro (Manchester United-ING)
Joelinton (Newcastle-ING)
Raphael Veiga (Palmeiras)

Atacantes:

Antony (Manchester United-ING)
Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
Matheus Cunha (Wolverhampton-ING)
Neymar (Al-Hilal – ARA)
Richarlison (Tottenham-ING)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Vinicius Junior (Real Madrid-ESP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui