EUA retomam exploração lunar e enviam foguete à Lua após 52 anos

O foguete Vulcan Centaur decolou com a possibilidade de ser a primeira aterrissagem lunar dos Estados Unidos desde 1972. Lançado pela Boeing e Lockheed Martin, o módulo de aterrissagem robótica alçou voo junto ao módulo lunar Peregrine, da empresa de robótica espacial Astrobotic, às 2h18 (hora da costa leste dos EUA) desta segunda-feira (08/01) a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, no primeiro voo do Vulcan.

Se tudo ocorrer como o planejado, a Peregrine será a primeira aterragem suave dos EUA na Lua desde a última aterrissagem da Apollo, em 1972, e a primeira aterragem lunar de uma empresa privada.

O foguete de lançamento está avançando em direção ao espaço, gastando seu combustível enquanto tenta se libertar da gravidade da Terra e enviar o módulo lunar para a Lua. A previsão é de que a sonda chegue à Lua no dia 23 de fevereiro.

A Peregrine, desenvolvida pela empresa Astrobotic Technology, foi encomendada pela agência espacial por um valor de US$ 108 milhões. A sonda está equipada com 20 cargas úteis, sendo 5 instrumentos científicos da Nasa, enquanto as 15 restantes são provenientes de diferentes clientes, contribuindo com suas próprias cargas para esta missão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui