ENEM: Curso Vetor bate recorde em aprovação em universidades pelo Brasil

Em Manaus, cerca de 90 alunos do Vetor Centro de Estudos foram aprovados nas instituições mais concorridas. Foto: Divulgação

MANAUS – | O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na última semana o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2022. É por meio do Sisu que o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em universidades federais de todo o país. Em Manaus, cerca de 90 alunos do Vetor Centro de Estudos foram aprovados nas instituições mais concorridas.

Entre elas, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Direito, Administração e Medicina foram os cursos que lideraram as aprovações.

“Tivemos um resultado extremamente positivo. Nunca na história um cursinho aprovou tantos alunos no Enem em cursos em outros estados”, comemora o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio. A expectativa agora é o resultado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no dia 18 de março e a abertura das vagas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do Sisu, no meio do ano.

O jovem Pedro Eduardo Garcia de Andrade, de 17 anos, foi aprovado em Medicina na USP. “Comecei a estudar em 2019, ainda no primeiro ano do ensino médio, motivado em estudar anatomia e, principalmente, pela indignação que senti devido a alguns diagnósticos errôneos durante minha vida. Isso fez surgir em mim a necessidade de oferecer o melhor atendimento possível a todos”, explica.

Para garantir a aprovação, Pedro revela que algumas técnicas aprendidas no Vetor foram fundamentais. Ele conta que exercitar o aprendizado resolvendo questões foi o que mais o auxiliou no estudo. Simulados, listas e o “quiz” do Instagram também o ajudaram a não esquecer os conteúdos e a criar uma boa noção de como seriam os vestibulares que pretendia realizar.

Também aprovado no curso de Medicina da USP através do Sisu, o aluno Rafael Souza, de 21 anos, afirma que a influência para a escolha do curso veio de sua mãe e, no decorrer da preparação para as provas no Vetor, o interesse pela área aumentou.

Ele, que iniciou a preparação no Vetor em agosto do ano passado, conta que uma das ferramentas essenciais para aprovação foi a plataforma Evolucional. “Ela oferece uma análise dos meus erros e acertos nos simulados, mostra quais as competências e assuntos que eu mais precisava estudar. E, assim, pude focar nos pontos mais cruciais e que causaram maior impacto nas minhas notas”, disse Rafael.

Já Louise Castro, 20 anos, passou para Medicina na Universidade Federal do Maranhão. “Sou apaixonada pelas ciências biológicas, especialmente quando se trata do estudo do corpo humano, e decidi cursar por ver, com muita tristeza, a forma como a medicina é exercida pelos profissionais. Olhei para todo o descaso que assola a Medicina do nosso país e desejo fazer a diferença”, disse a jovem, que estuda no Vetor desde o ano passado.

Para Louise, as dicas ensinadas por Fernanda Leal, criadora do Método Leal, técnica de estudos oferecida com exclusividade no Vetor, foram essenciais para a preparação para a prova. “Me ajudou a ser mais produtiva em menos tempo, além de tornar a jornada bem mais leve, já que sobrava tempo para descansar e para me divertir”, comentou.

Ela avalia que uma rotina diária de estudos, focar nos erros dos simulados, além de ter o apoio do time de especialistas do Vetor, que estavam sempre disponíveis para tirar suas dúvidas, foram algumas estratégias que ajudaram a conquistar a aprovação em um dos cursos mais concorridos do país.

Os candidatos que não forem selecionados nesta primeira etapa do Sisu podem se inscrever para a lista de espera a partir do dia 8 de março. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 10. A lista dos aprovados pode ser conferida no site da plataforma: https://sisu.mec.gov.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui