Enchente atinge estágio grave e Prefeitura deverá decretar situação de emergência

Nas comunidades ribeirinhas, alguns serviços já foram afetados. FOTO: Antônio Pereira/Semcom

DA REDAÇÃO

MANAUS – | A Prefeitura de Manaus deverá decretar situação de emergência, nos próximos dias, em função das enchentes provocadas pela subida do Rio Negro e rio Amazonas, que já atingem 19 bairros em Manaus e 14 comunidades ribeirinhas. A expectativa foi manifestada neste final de semana pelo secretário executivo da Defesa Civil Municipal, coronel Fernando Junior, que coordenou uma visita técnica a diversas áreas alagadas.

“Estamos coletando o máximo de dados possíveis para que o prefeito David Almeida possa, em breve, decretar situação de emergência, uma vez que os serviços essenciais foram afetados em algumas comunidades, tornando a situação crítica”, disse.

A vistoria faz parte da fase de preparação para resposta ao desastre de enchente do rio Amazonas. A estimativa é de que 14 comunidades sejam afetadas, principalmente as que estão localizadas à margem esquerda do rio, ainda dentro do perímetro de Manaus.

Rio Negro – Em três dias o rio Negro subiu 11cm, atingindo, nesta segunda-feira (9), a cota de 29,10 metros. Mas, ainda assim, está abaixo do registrado no mesmo dia do ano passado, quando foi registrada a cota de 29,43m. O quadro é de enchente grave e, pelo levantamento da Defesa Civil de Manaus, 19 bairros já foram atingidos.

Até a quinta-feira (12), a Prefeitura deverá dar continuidade ao Plano de Contingenciamento, que prevê a construção de 7 mil a 11 mil metros de pontes para auxiliar na mobilidade das pessoas nas áreas atingidas. Até agora, já foram construídas em torno de 3 mil delas, segundo informações da Defesa Civil.

Entre os bairros mais atingidos estão: Colônia Antônio Aleixo, Compensa, São Jorge, Santo Antônio, Educandos, Centro, Mauazinho, Aparecida, São Geraldo, Betânia, Glória. A previsão da Prefeitura de Manaus é que, aproximadamente, 18 mil pessoas sofram os impactos da enchente deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui