A MRV participa do 2º Encontro Nacional do Iclei Brasil, nos dias 6, 7 e 8 de junho, em Palmas, que tem como tema “Cidades Sustentáveis: soluções baseadas na natureza e energias renováveis”. O evento é realizado pelo Iclei América do Sul e pela Prefeitura de Palmas e conta com apoio institucional de diversas organizações, como Pacto Global de Alcaldes por el Clima y la Energia – América Latina y Caribe (GCoM) e a iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030).
O encontro vai receber representantes do poder público de diversos estados e municípios brasileiros, convidados de governos da América do Sul e representantes de todas as esferas da sociedade civil, engajados com a questão da emergência climática e comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.
Parceira do Instituto, a MRV vai apresentar durante o evento os projetos de sustentabilidade do Cidade Sete Sóis. “O ‘Vizinhos do Bem’ é um programa desenvolvido pela MRV, com base nos ODS e na Agenda 2030 da ONU, que fará parte do escopo do Cidade Sete Sois Paralela de Salvador e do Cidade Sete Sois Cia City de São Paulo. Isso possibilitará fortalecer o relacionamento da companhia com a vizinhança de seus empreendimentos, a partir de ações de engajamento com a comunidade nos territórios em que atua”, adianta o gestor executivo de Sustentabilidade, José Luiz Esteves da Fonseca.
Além disso, a parceria com o Iclei oferece à MRV a possibilidade de enriquecer os seus projetos paisagísticos ao incorporar soluções de melhoria, visando tanto o engajamento da vizinhança com os espaços públicos projetados pela empresa quanto o atendimento de algumas demandas específicas do município.
Sustentabilidade
A MRV, com outras 45 companhias, assumiu como empresa signatária o Movimento Net Zero, que tem como objetivo coletivo reduzir 2 gigas de toneladas de CO₂ em emissões acumuladas até 2030, se comprometendo a diminuir suas emissões de GEE de forma alinhada aos critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi).
Além disso, a companhia tem como meta, até 2030, que 100% dos empreendimentos possuam alguma alternativa de fonte energética de origem renovável, como sistemas fotovoltaicos em seus telhados, parceria com empresas que oferecem desconto ou fazendas solares.
O grupo MRV&CO também já plantou mais de 1,9 milhão de mudas de árvores desde 2010. O volume de gás carbônico removido da atmosfera ao longo dos últimos 12 anos foi mais de 920 mil toneladas, o que corresponde ao que é produzido em 16 milhões de pontes aéreas entre Rio Janeiro e São Paulo e a 4 bilhões de quilômetros rodados de automóvel. Em 2022, o projeto de reuso de água foi fomentado pelo CNPq e conta hoje com dois bolsistas para o estudo de viabilidade do sistema e cerca de 81,5 mil m³ de resíduos foram destinados para a reutilização e/ou reciclagem.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tornar as cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis é um dos desafios propostos por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS-ONU). Considerando quatro dimensões: social, ambiental, econômica e institucional, o propósito é até 2030 construir um caminho de sustentabilidade, por meio de medidas consistentes e transformadoras. Entre elas, destacam-se descarbonização, transição energética e implementação de soluções baseadas na natureza.
Dados mostram que 73% das emissões globais de Gases de Efeito Estufa são provenientes do setor de energia (Climate Watch Data, 2019). Reduzir o consumo de combustíveis de origem fóssil e ampliar o uso de fontes de energia renováveis são pressupostos para combater os efeitos da mudança climática. Em complemento, a implementação de soluções baseadas na natureza possibilita a utilização de elementos naturais para aprimorar a qualidade de vida, proteger a biodiversidade e melhorar a resiliência local.
Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade
O órgão é uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais, comprometido com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A equipe de especialista oferece acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.
O Iclei América do Sul conecta seus mais de 100 governos associados em oito países. Em 2018, para continuar construindo fortes relações de apoio com seus associados, o secretariado regional abriu dois escritórios de Coordenação Nacional, na Colômbia e na Argentina, respectivamente. Ao longo destes anos, o Iclei América do Sul destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis.