EMPREENDEDORISMO: FST promove bate papo para orientar futuros psicólogos para os negócios

O Dia do Psicólogo será comemorado em 27 de agosto. FOTO: Divulgação.

MANAUS – |Em comemoração ao Dia do Psicólogo (27 de agosto), o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Faculdade Santa Teresa (FST) promove, na quarta-feira (24), um bate papo direcionado aos estudantes e profissionais da área. A proposta é orientar o público sobre a estruturação de um negócio, desmistificando a ideia de que empreendedorismo é um tema ligado exclusivamente a cursos de gestão.

O evento acontece a partir das 19h, no auditório da Santa Teresa, na rua Acre, 200, bairro Nossa Senhora das Graças. A coordenadora do Núcleo, Joziane Mendes, ressalta que esse bate papo tem o objetivo de mostrar o potencial para o empreendedorismo na área de Psicologia. “Quando o profissional abre um consultório ele já está empreendendo. É um negócio na área da saúde. Para que esse empreendimento se desenvolva, é necessário não somente o conhecimento técnico de como atender e ajudar o paciente, mas também informações e ferramentas de gestão e negócios”, destacou.

O Núcleo, diz ela, fortalece ainda mais a linha de atuação da Santa Teresa, que é a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. A intenção é mostrar o leque de opções que pode ser explorado dentro de cada área e, dessa forma, ajudar os alunos a desenvolverem diferentes competências para se destacar no mercado de trabalho.

Estarão presentes no bate papo os psicólogos e jovens empreendedores Marcela Lobo e Igor Martins, sócios da Integra – Clínica de Psicologia e Saúde. O empreendimento funciona como coworking na área da saúde, local onde os profissionais podem atender aos pacientes e contar com uma estrutura completa.

Segundo Marcela Lobo, desde o início da faculdade ela e Igor Martins planejavam abrir um negócio. “Isso sempre foi muito claro. Mais do que ter um consultório para atender, queríamos poder auxiliar outros profissionais da área da saúde. Ainda na faculdade começamos a estudar e verificar as lacunas do mercado e foi aí que surgiu a ideia do coworking, que em São Paulo, por exemplo, já é um conceito muito bem estruturado”, contou.

Marcela Lobo destaca que, mesmo estudando bastante o percurso até a abertura da clínica, enfrentaram vários desafios, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento do negócio. “Nós tínhamos o conhecimento técnico da psicologia e fomos procurar entender toda a parte de gestão, desde a avaliação do mercado, coordenação de funcionários, receita financeira, entre outros detalhes que envolvem uma empresa”, frisou.

De acordo com Marcela, depois desse período inicial as coisas começaram a caminhar. “A clínica tem três anos e está indo muito bem. É importante que os alunos de psicologia tenham em mente que é possível empreender, mas que é necessário ter uma base sólida, com conhecimento em várias áreas. Esse tipo de evento promovido pela Santa Teresa é muito importante, porque é a partir dessas conversas que os alunos podem começar a planejar e tirar do papel os futuros projetos de novos negócios”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui