REDAÇÃO
MANAUS – |Quando você pergunta a uma criança como ela quer a sua festa de aniversário, inevitavelmente você estará abrindo uma porta enorme para um mundo de fantasias. Não importa se elas estão inspiradas em livros de contos de fadas, nos quadrinhos, no cinema ou nas atividades que despertam suas paixões como o futebol e a dança, por exemplo. E nessa hora, quando a imaginação voa, você quase se arrepende de ter perguntado, porque não é fácil transformar esse mundo imaginário em algo real e, ao mesmo tempo, encantado.
Samara Oliveira é uma espécie de fada madrinha moderna, capaz de transformar abóbora em carruagem. Bem, não tão simples assim. Mas com um olhar atento, mãos habilidosas, muita técnica e sensibilidade, ela recria esse mundo imaginado pelas crianças utilizando o biscuit – porcelana fria – para elaborar topos de bolos de aniversário e decoração de mesa, com um toque diferenciado que é dar aos bonecos em miniatura características do homenageado, como um cabelo rebelde, um par de óculos ou uma cruzada de pernas, com resultados comovedores.
O que começou como brincadeira e um jeitinho para ganhar um dinheiro extra no trabalho formal em uma fábrica, em 2010, hoje é sua única atividade econômica a qual se dedica de corpo e alma. Samara conta que começou a fazer biscuit por curiosidade, assistindo filmetos na internet e que fazia decorações em potes de vidro (embalagens de produtos industrializados) e vendia na fábrica para as amigas. No entanto, algum tempo depois a fábrica começou a fazer cortes com redução drástica de pessoal e lá se foi seu emprego e a fonte de renda extra.
“Mas aí apareceu um curso para biscuit e fui fazer. Me encantou, aprendi muitas técnicas boas, aprendi a fazer a massa para biscuit, a fazer as tinturas e as pinturas. Conheci uma professora maravilhosa que me ensinou muitas coisas boas para trabalhar profissionalmente e até hoje mantemos contato, sempre estamos buscando novidades e trocando ideias”, afirma.
Samara começou então a trabalhar com as miniaturas para topo de bolo. No início se virava com o que tinha a mão para fazer os bonecos, mas hoje trabalha com uma infinidade de utensílios e ferramentas para moldar e dar acabamento, como pincéis e utensílios de confeitaria o que resulta em maior qualidade do que produz. Hoje ela já não faz mais a massa de biscuit porque são muitos os pedidos e ela prefere comprar a massa pronta, pois existem muitas marcas de boa qualidade no mercado. Além da massa, ela utiliza base de biscuit, tinta de tecido, cola branca, vaselina líquida, molde de silicone, bolas de isopor e marcadores.
Samara conta que para criar as miniaturas, ela primeiro ouve o desejo do cliente, pede fotos, estuda os detalhes do rosto, posturas e passa a desenvolver o projeto. É um trabalho minucioso, que exibe além da habilidade manual, muita concentração e técnica.
Os clientes foram chegando pelo whatsapp e internet (no começo, o Facebook, mas hoje mais fortemente o Instragram) e por meio de parcerias com as “boleiras” – que produzem os bolos de aniversário – e das organizadoras de festas infantis, que sempre a indicam para o trabalho. E o boca a boca funciona.
“Sempre que eu faço uma peça eu posto no Instagram e por lá as pessoas me acham e me procuram. A maioria dos meus pedidos é por meio do IG e de indicações”, conta.
Sonhos dos adultos – O sucesso de Samara com a realização das fantasias das crianças despertou também a curiosidade e o desejo dos adultos. Hoje, boa parte das encomendas feitas para a criação de miniaturas contempla o universo dos grandinhos, como formaturas, noivados, casamentos e mesmo aniversários. O movimento é o mesmo: contato, conversa sobre o tema desejado, fotos e criação, que nesse aspecto, envolve também muito bom-humor.
Contato: @samaradeoliveira