Em fase amarela de Covid-19, Amazonas libera uso de máscaras e realização de eventos

O governador anunciou as flexibilizações das medidas em coletiva Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO

MANAUS – O uso de máscaras em ambientes abertos está liberado, em todo o Amazonas, a partir desta sexta-feira, conforme antecipou o CANAL TRÊS, em matéria publicada ontem. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa pelo governador Wilson Lima, após reunião com o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Covid, pela manhã. Lima destacou que se trata de uma recomendação e que caberá a cada prefeito decidir o que fazer em seu município. Em 20 dias o governo deverá fazer uma reavaliação do quadro.

Além da flexibilização do uso das máscaras, o decreto do governo do Estado que será publicado ainda hoje, libera a realização de eventos em espaços fechados, sem restrição de público e horários. A exigência é que os promotores se responsabilizem pelo acesso de pessoas com passaporte de vacina, ou seja, o esquema vacinal completo.

Entre os eventos, está o Festival Folclórico de Parintins, que irá ocorrer irá ocorrer nos dias 24,25 e 26 de junho, segundo o governador. Também está liberado o acesso aos estádios, com público completo, também para pessoas que comprovem o esquema vacinal.

O uso da máscara permanece obrigatório em ambientes fechados como os veículos de transporte coletivo. Já os idosos, com faixa etária a partir de 70 anos, devem continuar utilizando as máscaras, em espaços abertos e fechados, por recomendação da Fundação Vigilância em Saúde (FVS-AM), que constatou que a maioria das pessoas internadas com Covid-19 em Manaus está nessa faixa.

Dois anos de pandemia
Nesta sexta-feira, 11, completam-se dois anos que a Organização Mundial de Saúde elevou o estado de contaminação de Covid-19 à condição de pandemia. Amanhã, dois anos da primeira morte por Covid-19 no Brasil e, no domingo, 13, a primeira morte no Amazonas.

Hoje, segundo o governador, o Amazonas está na fase amarela de contágio, com 39 pessoas internadas (25 em Manaus e 14 no interior). Em 52 municípios não há pacientes internados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui